Biografia
- Nascimento : 29 de agosto de 1976, São Paulo
- Idade : 48 anos
- Signo : Virgem
- País : Brasil
Luana Elídia Afonso Piovani, ou apenas Luana Piovani, é uma atriz e modelo brasileira que estreou como atriz na minissérie "Sex appeal", da TV Globo, ao lado de Camila Pitanga e Carolina Dieckmann. Nasceu em São Paulo, em 29 de agosto de 1976 e é mãe de Dom (nascido em 26 de março de 2012) e dos gêmeos Bem e Liz (nascidos em 1º de setembro de 2015), frutos do casamento com Pedro Scooby.
Ainda na vida pessoal, em 2019 se separa do surfista após uma relação iniciada em 2010. Em 2013, em cerimônia para poucos convidados, o casal oficializa a união. Também em 2019 engata namoro com o jogador de basquete israelense Ofek Malka. Mas a relação termina em julho o ano seguinte.
Luana começou na carreira como modelo da Ford Models e Mega. O segundo papel veio na telenovela "Quatro por Quatro" e depois esteve no longa "Super-Colosso: a gincana da TV Colosso".
Atuou em 1996 na novela "Vira-lata" e no mesmo ano apresentou vários quadros no programa "Fantástico", da Rede Globo. Em 1997, participou da telenovela "Malhação" e foi escolhida pela revista Vip como "a mulher mais sexy do mundo". Um ano depois participou da minissérie "Labirinto", ao lado de Malu Mader e Fábio Assunção. Em 1999, integrou o elenco da novela "Suave Veneno" e produziu e atuou na peça A.M.I.G.A.S.
Em 2002, foi destaque de "O quinto dos infernos", minissérie da TV Globo, e ficou dois anos em cartaz com a peça "Alice no país das maravilhas", além de ter atuado no filme "O homem que copiava". Em 2004, substituiu a apresentadora Maria Paula no programa de humor "Casseta & Planeta".
De 2005 a 2006, fez parte do quadro do programa "Saia Justa", ao lado da atriz Betty Lago, da filósofia Márcia Tiburi e da jornalista Mônica Waldvogel, a única que permaneceu na atração. Em 2006, protagonizou a peça infantil "O pequeno príncipe", baseada no texto de Antoine de Saint-Exupéry. No mesmo ano, viveu Elke Maravilha no longa "Zuzu Angel". Em 2009, participou do filme "A mulher invisível" e da série "Ó pai, ó".
Na sequência, comandou o programa "Superbonita", viveu a Vânia de "Guerra dos Sexos" e participou da temporada 2013 do "Dança dos Famosos". Atuou também na série "Dupla identidade" e no humorístico "Vai que Cola". Em 2019, passa a comandar o talk-show "Luana é de Lua".
No cinema acumula ainda trabalhos em "As Aventuras de Agamenon, o Repórter" e "A Noite da Virada". No teatro esteve ainda em "Sonhos de um Sedutor". Em 2016 foi a primeira capa da nova fase da "Playboy".
Luana Piovani namorou os empresários Ricardo Mansur, João Paulo Diniz, Christiano Rangel e Felipe Simão, os atores Rodrigo Santoro, Guilherme Fontes, Marcos Palmeira, Dado Dolabella e Paulo Vilhena.