Na novela "Pantanal", Juma (Alanis Guillen) irá vingar o assassinato de Roberto (Cauê Campos) e impedir um massacre na família de José Leôncio (Marcos Palmeira), a mando de Tenório (Murilo Benício). A essa altura, Solano (Rafael Sieg), o capanga contratado pelo vilão, já terá atirado e matado José Lucas de Nada (Irandhir Santos).
Mas graças ao Velho do Rio (Osmar Prado), o peão volta à vida. E é dessa forma que José Leôncio passa a crer na existência da entidade protetora do Pantanal, na novela que entrou em sua reta final. Não demora muito para Solano passar a despertar a desconfiança em todos na fazenda dos Leôncio.
Segundo a colunista Patricia Kogut, do jornal "O Globo", acuado o matador de aluguel não tem outra saída a não ser se esconder antes de tentar seguir em seu plano, promessa reforçada a Tenório, o vilão que pegará de surpresa Maria Bruaca (Isabel Teixeira) com um pedido.
Logo depois, o assassino de Roberto se esconde na tapera de Juma e recebe a visita do Velho do Rio. A entidade alerta o forasteiro que caso ele continue em seu plano vai acabar morto, na novela de Bruno Luperi, que chega ao fim com quatro casamentos.
Solano, no entanto, faz pouco caso e ameaça trancafiar a "mulher-onça" ao ficarem frente a frente. É o suficiente para Juma se transformar na pintada e avançar no criminoso, tirando sua vida.