Depois de ser baleada em duelo para defender o pai, e ficar gravemente ferida no ombro, Marocas (Juliana Paiva) decepcionará Agustina (Rosi Campos) ao vestir uma calça pela primeira vez, na novela "O Tempo Não Para". A matriarca dos ex-congelados comparará a filha a uma aberração, uma "mulher-homem", como adianta o colunista de TV, Daniel Castro. Ela tentará obrigar a herdeira a trocar de roupa, sem sucesso. Cada vez mais empoderada, a jovem se recusará.
A ex-esposa de Dom Sabino (Edson Celulari) vai querer que Samuca (Nicolas Prattes) faça a mulher colocar um vestido, mas ele fará o contrário. O empresário, que já foi tirar satisfações com o pai por conta da bala de festim, vai se derreter em elogios ao novo figurino da amada: "Está linda", afirmará o empresário. Para surpresa da mãe, que questionará esbravejante: "Onde estão os seus vestidos, minha filha?", ao ver a filha com o traje que ela afirma ser só de homens. "Essas calças são muito confortáveis, minha mãe", responderá a mocinha confiante, que enfrentará a mãe. Para piorar a situação, as irmãs mais novas da estilista afirmarão que também querem ter calças para usar. "Era só o que me faltava... Mulheres de calças compridas, como um... cavalariço! Querem que eu perca a voz outra vez?", indagará Agustina."Dona Carmen (Christiane Torloni) usa", comentará uma das gêmeas, Nico (Raphaela Alvittos), sendo completada pela irmã, Kiki (Nathalia Gonçalves): "E ela também usa botas de montaria". A matriarca da família do século XIX rebaterá a filha, gritando: "Porque, além de messalina, é uma virago, uma mulher-homem! Uma aberração".
Nas cenas que estão previstas para irem ao ar a partir do dia 12 de janeiro, Marocas será carinhosa, entretanto, não deixará de enfrentar a mãe quando for obrigada a trocar de roupa. "Não", responderá a mocinha, firmemente. "Você não está decente", afirmará a mãe ex-congelada. "Claro que estou", afirmará a jovem."Marocas, isso não são trajes! Minha filha, vestida como um rapazola", lamentará Agustina, nervosa. Marocas, por sua vez, explicará à mãe que calças compridas são mais práticas. "Sustentam a musculatura, permitem maior liberdade de movimentos". Agustina chamará Samuca para dar um jeito na mulher. Ele vai rir da situação e elogiar a elegância da menina. A mocinha dirá para a mãe que está pronta para lutar pelo que é justo. "Vou lutar como uma garota. Como a mulher que sou. Vamos, Samuel?", falará Marocas, encerrando o assunto.
(Por Martina Orlandini)