Na novela "O Cravo e a Rosa", Petruchio (Eduardo Moscovis) vai ser beijado por Marcela (Drica Moraes), fazendo Catarina (Adriana Esteves) achar que ele lhe trai, piorando de vez a crise no casamento com a "megera domada". Com a falência da fazenda do "brucutu", Catarina decide pedir dinheiro ao pai, Batista (Luís Melo) ao mesmo tempo em que não aceita o pedido de desculpas da vilã, na novela exibida pela quarta vez na Globo.
Por sua vez, Marcela, responsável pelo início da crise no casamento dos protagonistas, decide partir para um beijo em Petruchio quando a pegar de surpresa ao deixar um esconderijo no jardim. O momento é flagrado por Catarina, que terá sido avisada que a víbora foi atrás de seu marido. A irmã de Bianca (Leandra Leal), claro, cai na armação e acredita que está sendo traída.
"Petruchio... Então é por isso que você não me queria. Agora eu entendi todas as histórias que você inventou para me afastar, foi porque você nunca gostou de mim", diz, revoltada, a "fera", que só na reta final da novela consegue recuperar a sua herança. Vendo que foi vítima de armadilha, o fazendeiro tenta se justificar.
"Catarina, o que você viu, você não viu", fala, sem convencer a "megera", que por sua vez ameaça Marcela: "Não perde por esperar". Já o bronco continua tentando provar sua inocência, mas Catarina não lhe dá ouvidos. "Não quero mais nenhuma explicação sua. Agora eu sei porque você não me quer, você nunca me quis. Todas as suas palavras de amor foram todas mentiras. Você não presta!", dispara.
+ no fim da novela 'Além da Ilusão', Matias entrega novo crime de Úrsula
Petruchio segue fazendo de tudo para mostrar que é inocente, mas é em vão. "Vai embora, vai", exige a irmã de Bianca, fazendo o "brucutu" aceitar ir embora sem ela. Já em conversa com Calixto (Pedro Paulo Rangel), o genro de Batista mostra-se certo que o casamento chegou ao fim.
"Eu acho que eu perdi mesmo pra sempre o meu favo de mel", fala antes de pegar a camisola da mulher e se lembrar dela.