Na novela "O Cravo e a Rosa" (2000), Catarina (Adriana Esteves) está fazendo de tudo para se reconciliar com Petruchio (Eduardo Moscovis), mas o fazendeiro seguirá irredutível. Vítima de armação de Lindinha (Vanessa Gerbelli), o casal agora vai enfrentar outro problema: a falência da fazenda. E ao tentar apoiar o marido, a "megera domada" de novo será rejeitada, na novela exibida pela quarta vez na Globo.
Prestes a ganhar um final feliz com Catarina, Petruchio chega em casa revelando que a produção de queijos será interrompida. "Ninguém quis comprar o nosso queijo. Nós perdemo foi toda a freguesia, não temos mais para quem vender", fala o cunhado de Bianca (Leandra Leal).
"Todo o mundo sempre dizia que o meu queijo era o melhor de toda a região", completa, abalado, dizendo que quer ficar sozinho e indo para o quarto. Passado um tempo, a "fera" questiona como será a vida deles dali para frente deixando Petruchio sem resposta.
+ e no final de 'Além da Ilusão', o que acontece com Isadora, Davi, Joaquim e Matias?
"Tô vendo tudo escuro na minha frente como se fosse um céu antes da chuva", fala o "brucutu", que a essa altura já revelou plano de separação arrasando com a mulher. Mesmo falido, Petruchio rejeita sugestão de Catarina de recorrer ao pai dela, Batista (Luís Melo), o que preocupa ainda mais a "megera".
Isso ocorre porque a irmã de Bianca lembra que eles têm muitos a quem alimentar e as reservas financeiras estão no fim. "Se pelo menos eu descobrisse quem roubou a minha herança, se conseguisse resgatar pelo menos uma parte da minha fortuna", fala Catarina
"Eu sou muito homem para conseguir sustentar a minha família", rebate o bronco, fazendo a mulher se aproximar dele e lhe sugerir algo. "Você se esqueceu que um dia você me disse que essa fazenda era tanto minha quanto sua? Vamos esquecer a herança. Na verdade, cada dia que passa eu tenho menos esperanças de resgatar esse dinheiro", propõe.
E ao chegar mais perto do marido, Catarina segue tentando lhe convencer da ajuda. "Quero que você saiba que eu vou estar sempre do seu lado pro que der e vier", afirma. E quase a "megera" tem sucesso e ganha um beijo do brucutu, porém de novo ele se afasta. "É melhor cada um dormir para o seu lado, Catarina", afirma.