Na reta final da novela "O Cravo e a Rosa", Catarina (Adriana Esteves) vai suspeitar de uma primeira gravidez de Petruchio (Eduardo Moscovis), porém nada revela ao marido, com quem fez as pazes após uma série de brigas. Na novela exibida pela primeira vez em 2000, a filha de Batista (Luis Melo) fala à boca baixa com Mimosa (Suely Franco) sobre a chance de gravidez, um desejo seu.
"Mais preocupada do que eu, você não está... Eu andei fazendo as contas e eu acho que você e a Neca (Ana Lúcia Torre), acho que vocês podem estar certas. Eu acho que eu estou grávida", fala Catarina ao sentir uma tontura. "Existe a possibilidade de, enfim, de eu estar esperando um filho do Petruchio", prossegue ela, que irá recuperar sua herança nos últimos capítulos da novela de Walcyr Carrasco.
Enquanto Mimosa mostra-se empolgada com a chance da família de Batista aumentar, Catarina explica que nada vai falar ao marido. "Porque eu não estou certa ainda Mimosa. E, além disso, o Petruchio anda muito estranho", explica a irmã de Bianca (Leandra Leal).
+ fim da novela 'Além da Ilusão' tem encontro de Joaquim com o pai
O motivo alegado pela "megera indomável" é que o "brucutu" não lhe revela como conseguiu um empréstimo. Depois no quarto, eles quase iniciam uma discussão. "Se ocê tá escondendo, é porque é segredo. E se é segredo eu não posso saber. Portando, eu não tenho como te responder", fala Petruchio, cuja fazenda entrou em falência.
"Agora você, sim, você não tá querendo me contar", rebate Catarina, porém o fazendeiro finge que não é com ele. "O que é que é que eu não tô querendo contar?", questiona, fazendo a mulher, enfim, abrir o jogo. "O dinheiro, aonde é que você conseguiu?", pergunta a "fera".
"Meu Deus do céu, Catarina, que inferno, eu já disse que é coisa minha", se enerva. Catarina, então, decide ir à forra. "Pois muito bem, se eu tenho um segredo eu também não vou contar", provoca já iniciando uma briga sobre quem vai ou não revelar o que esconde.