O romance de Quinzinho (Augusto Madeira) e Vitória (Maria Clara Gueiros) vai correr risco de término na novela "Nos Tempos do Imperador" . Isso ocorre porque Clemência (Dani Barros), ex do trambiqueiro, voltará com intenção de retomar o namoro e pedirá perdão ao rapaz. As cenas vão ao ar dia 14, mesmo capítulo no qual Tonico (Alexandre Nero) começa a armar a prisão de Samuel/Jorge (Michel Gomes).
O retorno de Clemência é mais um obstáculo no romance de Quinzinho e Vitória, acusados de "pecadores" por Lota (Paula Cohen). É que a Baronesa acreditando que eles são irmãos biológicos vai flagrar um beijo do casal na trama das seis da Globo. A acusação acaba abalando a pesquisadora. "Vou dar um jeito nessa situação", garante Quinzinho, antecipa o colunista de TV Daniel Castro.
"Cortar a língua dela? Lota não sabe escrever, seria perfeito. Também podemos eliminar...", pensa o dono do cassino citando a mãe de Nélio (João Pedro Zappa), rapaz que terá fugido com Dolores (Daphne Bozaski) para a ira de Tonico, marido da sofredora. Porém, Vitória será contra a "grande ideia".
A negativa faz o filho de Elvira (Ingrid Guimarães) acreditar que não nasceu para a arqueóloga. "O mundo não está pronto para o nosso amor". "Vamos ficar marcados para sempre. Nosso amor é impossível", completa a rival de Clemência sem segurar o choro. E a nova reviravolta ocorre com o retorno da ex de Alberto (Carlos Bonow).
A mulher afirma ainda amar Quinzinho, mas o deixará abalado pois passa a tentar impedir que Clemência fique sabendo que ele agora se relaciona com Vitória. A mãe de Hilário (Theo de Almeida Lopes) e Prisca (Maria Carolina Basilio) por sua vez se revolta quando descobre que os filhos agora se dirigem a Vitória como "mãe".
No meio disso tudo, Vitória ainda pega Clemência e Quinzinho juntos. E para piorar, a mãe de Hilário fica sabendo por Lota da relação do pai de seus filhos com a pesquisadora, na trama das seis, uma continuação de "Novo Mundo (2017).
Ainda no folhetim histórico, Leopoldina (Bruna Griphao) e Isabel (Giulia Gayoso) vão trocar pedido de desculpas depois que a princesa, grávida, rolar as escadas do palacete da Quinta da Boa Vista. Quem toma a iniciativa é a responsável pela assinatura da Lei Áurea (1888).
"Nunca vou me perdoar se acontecer alguma coisa com o seu bebê", diz Isabel. A troca de desculpas envolve ainda seus maridos, Augusto (Gil Coelho) e Gastão (Daniel Torres).