Uma briga entre Augusto (Gil Coelho) e o primo Gastão (Daniel Torres) na novela "Nos Tempos do Imperador" vai sobrar para Leopoldina (Bruna Griphao). Grávida pela primeira vez e causando ciúmes na irmã, a filha caçula de Pedro (Selton Mello) acaba empurrada e rola uma escada na trama de época das seis, uma sequência de "Novo Mundo" (2017). A herdeira mais nova do imperador estará em um jardim conversando com o marido em relação à dificuldade da irmã engravidar.
Segundo o colunista Daniel Castro, Augusto lembra o que pode ocorrer em relação ao trono brasileiro. "Se a titia Isabel não puder ter filhos, você é que herdará o trono do Brasil", fala o rapaz citando a princesa que chega a se ajoelhar diante do marido para conseguir engravidar. Só que a conversa é interrompida por Gastão, que acredita que Augusto quer lhe dar uma rasteira.
"É isso que vocês querem?", questiona o rapaz já irritado. A discussão prossegue já no interior da Quinta e atrai Isabel, que também se revolta. "Vocês desejando que eu não engravide para que seu filho herde o trono? Minha irmã!", dispara a futura autora da Lei Áurea (1888).
Nesse momento, a caçula de D. Pedro II tenta contornar a situação, porém Gastão coloca mais lenha na fogueira. "Você é um covarde, invejoso, nunca se conformou por Isabel ter me escolhido. Pois terá que se acostumar, porque eu, e não você, serei o imperador consorte", afirma o genro de Pedro, sequestrado durante a Guerra do Paraguai.
Augusto até descarta a briga, mas Gastão insiste no confronto. "Seja homem! Vamos resolver isso lá fora!", pede. A situação piora quando Leopoldina resolve se meter se colocando entre os primos. Nisso, o marido de Isabel acaba atingindo a cunhada, que rola a escadaria.
Sem conseguir engravidar, a primogênita de D. Pedro II e Teresa Cristina (Letícia Sabatella ) tomará uma atitude impensada. Ao ajudar escravos a se abrigarem em Santa Cruz, a princesa decide levar uma das cativas para a Quinta quando se encantar com a filha dela.
A atitude, claro, causa preocupação em Isabel mas a princesa decide peitar a família e Luísa (Mariana Ximenes), sua antiga preceptora, quando elas propõem que a criança vá com a mãe para Santa Cruz. "Não! Quero ficar perto de Esperança e não vou abrir mão disso", dispara a irmã de Leopoldina acreditando ser essa a melhor escolha.