Na novela "Nos Tempos do Imperador", o acidente sofrido por Leopoldina (Bruna Griphao), grávida do primeiro filho, vai servir para reaproximar a princesa de sua irmã, Isabel (Giulia Gayoso). A responsável pela assinatura da Lei Áurea não consegue esconder sua inveja pelo fato da irmã ter engravidado primeiro do que ela na trama de época das seis. Mas ao ver que Leopoldina corre risco de aborto, fica com sentimento de remorso.
"Nunca vou me perdoar se acontecer alguma coisa com o seu bebê", afirma a filha mais velha de D.Pedro II (Selton Mello) e Teresa Cristina (Letícia Sabatella), antecipa o portal "ArteBlitz". Nessa cena do folhetim histórico, Leopoldina estará aguardando a chegada de Pilar (Gabriela Medvedovski) para saber se corre ou não o risco de ter a gravidez interrompida.
Na troca de desculpas, a mulher de Augusto (Gil Coelho) também faz mea-culpa pela briga com a irmã. "Não deveria nem ter passado pela minha cabeça que meu filho pudesse ser o herdeiro do trono", afirma a princesa que daria nome, anos tempos, a uma estação de trem. Por sua vez, Isabel, que terá enfrentado a família para deixar na Quinta uma escrava com sua filha, lembra que a possibilidade existe.
Quem observa tudo é Teresa, que acaba intervindo. "Quando duas irmãs que se amam brigam, não adianta tentar descobrir quem tem razão, mas sim, quem está disposta a perdoar", afirma a imperatriz ouvindo da primogênita que elas já se acertaram. Não demora para a noiva de Samuel/Jorge (Michel Gomes) aparecer e acalmar a todos em relação ao bebê. Contudo ressalta que Leopoldina precisará de repouso.
Já Teresa tranquiliza Pilar afirmando que não será fácil fazer a filha caçula ficar de resguardo, contudo agirá para que isso ocorra. Um pouco depois, Augusto já será visto ao lado da mulher. "Não sei o que seria de mim se alguma coisa acontecesse a você a ao nosso bebê", afirma o primo de Gastão (Daniel Torres).
O casal passa então a trocar declarações e é interrompido por Isabel e Gastão, que também se desculpa com a cunhada e garante a inocência de Isabel na discussão causada pela sucessão ao trono. Uma nova briga quase começa porque Augusto puxa a culpa para si. Eles só não discutem de novo porque Leopoldina intervém.
A princesa então chama o marido, a irmã e o cunhado para si. "Meu filho tem muita sorte, vai nascer numa família em que todos brigam, mas sempre acabam fazendo as pazes. Porque se amam de verdade", filosofa a filha de Pedro, que se mostra horrorizado com a Guerra do Paraguai, na qual por pouco Tonico (Alexandre Nero) não é assassinado.