Tonico (Alexandre Nero) voltará a matar um aliado na novela "Nos Tempos do Imperador". Após se livrar de Joel (ator não divulgado) durante a Guerra do Paraguai, o deputado descobre que Nino (Raffaele Casuccio) queria publicar um livro reunindo todos os seus crimes. O marido de Dolores (Daphne Bozaski), por quem vendo traído, tem uma briga com o jornalista, que leva a pior. "Desgraçado", dispara o vilão da trama das seis.
Na história de Alessandro Marson e Thereza Falcão, Nino recebe dinheiro de um editor para lançar o livro que entrega todas as artimanhas de Túlio. Só que a situação é flagrada pelo irmão de Samuel/Jorge (Michel Gomes), a quem manda para a cadeia sob acusação de ter assassinato o pai deles, Ambrósio (Roberto Bonfim).
O encontro deixa o deputado com um pé atrás e ele recorre a Borges (Danilo Dal Farra). Não demora para o delegado ficar sabendo que Nino comprou uma passagem para a Itália e conta a descoberta ao comparsa, que se enfurece.
Quando for à noite, o amante de Zayla (Heslaine Vieira) surge de surpresa na redação do jornal "O Berro", acha o então aliado sozinho e passa a lhe fazer perguntas. "Eu ia falar com você hoje. Tomei uma decisão, quero voltar para a minha terra", fala o italiano. "Sua vida na Itália era uma porcaria", rebate o parlamentar, que escapa da morte na guerra graças ao meio-irmão.
Nesse momento, o estrangeiro questiona se Tonico desconfia de alguma coisa e partem para a briga corporal. E quem leva a pior é o jornalista, que perde o equilíbrio, cai e bate com a cabeça. Tonico avança no novo rival se dando conta do que ocorreu. "Oxe! Levanta daí, desgraçado! Nino? Morreu", fala para si mesmo.
Na outra ponta da trama de época, a briga ocorre entre os primos Augusto (Gil Coelho) e Gastão (Daniel Torres) quando este acredita que querem lhe passar por trás em relação ao futuro do trono. A essa altura, a mulher de Gastão, Isabel (Giulia Gayoso), estará enfrentando um sério problema para engravidar.
O cunhado de Leopoldina (Bruna Griphao), já grávida do primeiro filho, chama Augusto para a briga, mas o rapaz rejeita. Só que aí a filha caçula de Pedro (Selton Mello) aparece disposta a apartar a discussão e leva a pior ao rolar a escada. Um pouco antes, Isabel suplica a Gastão que lhe engravide e encara a família ao levar para a Quinta uma escrava com seu bebê.