Isabel (Giulia Gayoso) tomará uma atitude impensada na novela "Nos Tempos do Imperador": a princesa vai "roubar" o filho de Berenice, colocando em risco não só a criança como a escrava. As cenas estão previstas para a próxima segunda-feira (6) na trama das seis. A princesa toma esse ato inconsequente por não conseguir engravidar e ficar abalada com a gestação da irmã, Leopoldina (Bruna Griphao).
O desespero da futura autora da Lei Áurea (1888) é tão grande que ela se ajoelha diante do marido, Gastão (Daniel Torres), por um filho. Segundo o colunista Daniel Castro, a filha de Pedro (Selton Mello) se alia a Luisa (Mariana Ximenes) a ajudar os cativos que conseguiram fugir de Borges (Danilo Del Farra) para chegarem até a fazenda de Santa Cruz.
Nisso, Isabel se encanta com a bebê Esperança e coloca uma coisa na cabeça: ter a criança para ela. Dessa forma, a filha mais velha de Teresa (Letícia Sabatella) surpreende a família em seu retorno à Quinta da Boa Vista no folhetim de época. "Estava preocupada, filha!", fala a imperatriz. "Deu tudo certo, Isabel?", completa Leopoldina.
A primogênita fica sem entender o motivo das perguntas e a Condessa explica. "Alteza, o delegado me procurou. Ele desconfia que escondemos cativos. Ele não pode provar, mas temos que tomar muito cuidado", fala a amante de Pedro na trama. "Os cativos foram roubados dele, e nós somos cúmplices", prossegue Leopoldina, levando bronca da mãe.
"Vocês foram descuidadas", reprova Teresa, cujo marido será raptado na Guerra do Paraguai em plano de Tonico (Alexandre Nero), que acaba matando um comparsa. "Ao menos, o delegado não pode fazer nada contra a família real", ressalta Luísa.
"Ele não pode fazer muita coisa contra mim. Ao menos, agora, Berenice e a filha estão em segurança em Santa Cruz", acrescenta a Condessa. E é nesse momento que Isabel conta o que de fato aconteceu com a criança. "Não tive coragem de deixá-las na fazenda", fala a princesa.
Surge então Berenice trazendo Esperança nos braços um tanto sem jeito. "Em Santa Cruz elas estariam protegidas. Como pretende esconder Berenice e a menina aqui?", questiona a Condessa. "É mais prudente que elas voltem à fazenda", concorda a Imperatriz.
Só que a irmã de Leopoldina fica contra a sugestão da família. "Não! Quero ficar perto de Esperança e não vou abrir mão disso", reforça firme na trama que terá a condenação injusta de Samuel/Jorge (Michel Gomes).