'Alma Gêmea ' é um sucesso de audiência por onde passa. Em sua reta final no Vale a Pena Ver de Novo, a novela de 2005 segue com bons números e é popular nas redes sociais. No entanto, os bastidores da trama não foram tão amigáveis quanto parecia. Um dos atores em evidência, naquele ano, levou uma advertência do novelista Walcyr Carrasco.
Alexandre Barillari, o Guto, teve a história de seu personagem alterada por conta de uma desavença. Com fama de castigar atores, o autor matou o personagem e o fez vagar até o final da novela.
Vale ressaltar que Guto passou boa parte da trama cumprindo as maldades de Cristina (Flávia Alessandra ). Apaixonado, ele cometeu diversas loucuras, como matar Luna (Liliana Castro), assim como roubar joias da própria.
Na época, Alexandre Barillari estava no auge da carreira. Ele vinha de bons trabalhos na Globo, como 'Vamp' (1991), 'Salsa e Merengue' (1996) e 'Malhação' (1998/1999), além de 'O Cravo e a Rosa' (2000) e 'Chocolate com Pimenta' (2003), duas obras anteriores de Walcyr.
No entanto, foi Guto que popularizou o ator. Embora o vilão fosse desta para pior muito cedo, o personagem voltava para infernizar a vida da ex-amante, e de Alexandra (Nivea Stelmann).
Na época em que a trama era exibida, havia rumores de que a morte de Guto foi provocada pelo desentendimento entre ator e autor. Conforme o jornal Extra, naquele momento a discussão ocorreu por conta de outro trabalho dos dois em parceria.
Em 2005, Barillari fazia a peça 'O Mistério do Fantasma Apavorado', também assinada por Carrasco. Bia Seidl , a Vera da novela, fazia parte do espetáculo, e a confusão aconteceu porque Barillari descobriu que o cachê da colega de trabalho no teatro era maior do que o dele. Assim, ele pediu um aumento para o escritor, que não aceitou a pressão e decidiu puni-lo na novela. Sendo assim, Guto perdeu parte de suas falas, já que aterrorizava os personagens com sua presença.
Esta não é a primeira vez que Carrasco faz isso. Em 2013, ele deu o mesmo final para Marina Ruy Barbosa em 'Amor à Vida', porque a atriz se recusou a cortar os cabelos para a personagem, que sofria de uma doença.