Vilão da novela "Nos Tempos do Imperador", Tonico (Alexandre Nero) vai matar pela primeira vez. E a vítima do deputado será Joel, seu cúmplice no plano de sequestro a D. Pedro II (Selton Mello) durante a Guerra do Paraguai. As cenas começam a ir ao ar na semana que vem na trama histórica das seis. Após se livrar do aliado, Tonico irá comemorar o feito. "Me senti com poder", festeja o marido de Dolores (Daphne Bozaski), em quem deu uma surra em sequência cortada pela Globo.
No folhetim, conta o colunista Daniel Castro, Tonico decide aproveitar a guerra para raptar o marido de Teresa (Letícia Sabatella) e, dessa forma, entregá-lo a Solano López (Roberto Birindelli). Uma parte do plano do cunhado de Pilar (Gabriela Medvedovski) até é bem sucedida quando Pedro acaba rendido. Porém, não demora para Samuel/Jorge (Michel Gomes) conseguir soltar o imperador brasileiro.
Além disso, o meio-irmão de Tonico detém Joel. Preso, o cúmplice do vilão vai ser interrogado para que revele quem está por trás do rapto de Pedro. É aí que o dono do jornal "O Berro" entra em cena temendo que seja entregue pelo aliado.
Ele não pensa duas vezes antes de matar Joel. Após se livrar do cúmplice, Tonico tem uma conversa franca com Nino (Rafaelle Casuccio) e admite o assassinato. "Foi a primeira vez que tirei a vida de alguém. Sempre mandei fazerem por mim, mas matar mesmo, nunca tinha matado", revela, frio.
A revelação surpreende Nino: "Não sei como você teve coragem". "Era isso ou ele ia me entregar", minimiza Tonico, na trama sequência de "Novo Mundo" (2017). "Acabou, ele está morto. E foi mais fácil do que eu pensava... Até que não é ruim", completa o marido de Dolores, cujo pai morreu sem revelar um segredo que guardou por toda a vida.
A nova fala do deputado deixa ainda mais em choque Nino. "O quê?", questiona o jornalista. Só que Tonico age com ironia ao falar do seu primeiro assassinato. "Me senti com poder. Tirar a vida de alguém, a pessoa te olhando, implorando e você ali. A vida nas suas mãos. É bom. Muito bom", dispara.
Um pouco depois, Tonico levará uma facada e assim fugirá de ser incriminado pelo sequestro de Pedro com o país vizinho. Por sua vez, Pedro ficará furioso ao descobrir que Joel foi assassinado. "Quem pode ter feito isso? Como entraram no nosso acampamento sem que ninguém tenha visto?", questiona.