NOVELA "NOS TEMPOS DO IMPERADOR" - semana de 29 de novembro 4 de dezembro de 2021
Tonico (Alexandre Nero) admite em conversa com Dolores (Daphne Bozaski) ter um caso com Zayla (Heslaine Vieira). Guebo (Maicon Rodrigues) troca olhares com Justina (Cinara Leal). Tonico diz para Dolores chamar sua irmã para uma refeição. Pedro (Selton Mello) conta com o apoio em dinheiro dos deputados em prol da Guerra do Paraguai.
Lupita (Roberta Rodrigues) deixa Batista (Ernani Moraes) em liberdade, com o apoio de Nélio (João Pedro Zappa), e ele sugere chegar a um entendimento com Lota (Paula Cohen). Vitória (Maria Clara Gueiros) resolve ir embora do país pelo receio do que sente em relação a Quinzinho (Augusto Madeira) e as crianças. Zayla surge para jantar ao lado de Tonico, Pilar (Gabriela Medvedovski), Samuel (Michel Gomes) e Dolores.
Zayla faz tudo para tirar Samuel e Pilar do sério. Quinzinho faz Vitória desistir de ir embora após lhe beijar. Guebo chama Justina para um encontro. Pilar conta para Dolores que Samuel e Tonico são irmãos. Olu (Rogério Brito) e Cândida (Dani Ornellas) ficam sabendo que Zayla tem um caso com Tonico.
Ao marido, Lota fala algo nas entrelinhas sobre Lupita e Borges (Danilo Dal Farra). Nicolau (Cassio Pandolfi) flagra beijo de Nino (Raffaele Casuccio) e Celestina (Bel Kutner). Luísa (Mariana Ximenes) fica mal com a aproximação de Pedro e Teresa (Letícia Sabatella). Caxias (Jackson Antunes) revela a Pedro que foi firmado pacto entre Uruguai, Argentina e Brasil para combater Solano Lopez (Roberto Birindelli).
O pacto do Brasil na guerra é festejado por todos. Pilar diz a Zayla que o melhor que ela deve fazer é manter ligação com Olu e Cândida. Pedro e Caxias festejam que o Brasil teve a primeira vitória no confronto. Nicolau pressiona Celestina em relação a Nino. Luísa e Pedro dão adeus a Pedro, enquanto Pilar, Cândida e Leopoldina (Bruna Griphao) aconselham Samuel, Olu e Augusto (Gil Coelho).
Gastão (Daniel Torres) e Isabel (Giulia Gayoso) se aproximam do Brasil. Tonico confabula para Zayla passar a morar na casa dele enquanto ele for para a guerra. Pedro, Caxias e o exército do Brasil se dirigem para o combate.
Gastão desembarca no Brasil com Isabel e fica aborrecido por não saber do combate. Isabel recorre a Luísa para fazer Gastão desistir de participar do combate. Tonico cutuca Samuel, e este garante a Augusto que o vilão possui um interesse no combate.
Nélio acha uma carta que incrimina Tonico. Justina dá beijo em Guebo. Leopoldina fica sabendo que será mãe. Tonico e Pedro falam da morte de Ambrósio (Roberto Bonfim) e Samuel se abala.
Samuel finge ao garantir para Tonico que nunca viu Ambrósio tampouco Jorge. Isabel diz a Gastão que quer engravidar. Samuel fica tenso por faltar com a verdade a Pedro. Vitória pensa em reunir só as mulheres em uma noite no cassino para salvá-lo.
Gastão parte rumo ao confronto. Batista faz perguntas a Lota a respeito de quem é o pai de Bernardinho (Gabriel Fuentes). Zayla suspeita da relação de Dolores e Nélio. Tonico atiça Pedro para ele não respeitar às ordens de segurança dadas por Caxias. Pedro é raptado.
Caxias passa a procurar Pedro. Pedro escuta quando Joel (ator não divulgado) e Filinto (ator não divulgado) falam que irão o entregar a Solano. Luísa e Teresa sentem que algo ruim está para acontecer. Samuel salva Pedro. Caxias prende Joel, enquanto Filinto foge.
Samuel suspeita da atitude de Tonico. Caxias dá bronca em Pedro. Pilar fica aflita com a saúde de Clarice. Tonico mata Joel, deixando Nino surpreso. Samuel fala com Olu estar desconfiado de Tonico. Clarice morre, e Pilar percebe que a cólera chegou à cidade.