Na novela "Nos Tempos do Imperador", Dolores (Daphne Bozaski) vai ganhar uma nova inimiga, Zayla (Heslaine Vieira), que decide transformar a vida da sofredora em um inferno como forma de atingir Pilar (Gabriela Medvedovski). "Virou uma carcereira!", revida a cunhada de Tonico (Alexandre Nero), este que por pouco não perderá a vida na Guerra do Paraguai.
Será durante o confronto com o país vizinho que Zayla passa a morar na casa do deputado para ser dama de companhia de Dolores, porém acaba aproveitando a situação para atazanar a filha caçula de Eudoro (José Dumont). Quem antecipa é o colunista de TV Daniel Castro e as cenas estão previstas para o próximo dia 6 na trama das seis, sequência de "Novo Mundo" (2017).
É dessa maneira que Zayla quase flagra um beijo de Dolores no amante, Nélio (João Pedro Zappa). Depois, a filha de dom Olu (Rogério Brito) esbarra com Pilar em um cassino e não perde a chance de testar sua paciência. "Que carinha é essa?", dispara a jovem ao notar o semblante triste da médica. "Me deixa em paz", pede a noiva de Samuel/Jorge (Michel Gomes), a ser preso no dia do casamento.
E de novo, Zayla resolve testar a paciência da cunhada. "Está certo. Sempre posso descontar na sua irmã", provoca a vilã. "Quando você se olha no espelho, não sente vergonha? Virou uma carcereira!", rebate Pilar, que estará às voltas com um surto de cólera.
Nesse momento, a princesa da Pequena África revela sua intenção. "Só quero te fazer sofrer. A infeliz da Dolores é só um jeito de te atingir", afirma. E quase perdendo a paciência, Pilar faz um apelo: "Deixa a minha irmã em paz". É aí que Cândida (Dani Ornellas), mãe da víbora, surge e nota a discussão.
"O que está havendo? Do que Pilar está falando?", quer saber a mulher de dom Olu. "A senhora não vai acreditar em mim mesmo, melhor perguntar a ela", zomba Zayla antes de deixar a mãe com Pilar. A profissional da saúde decide abrir o jogo.
"Não queria envolver a senhora, mas... Zayla se mudou para a casa de Dolores, a mando de Tonico, para vigiar os passos dela", fala a mocinha. "Não sei mais o que fazer com Zayla, o que falar... Nunca fechei meu coração para a minha filha, mas amor só não basta", alega Cândida.
"Achei que com Tonico na guerra ia poder ver Dolores, mas Zayla não deixa, faz ameaças. A vida de Dolores continua um inferno", prossegue Pilar, revoltando a rainha. "Só me dá desgosto. Ela não pode impedir que você veja a sua irmã!", afirma sem convencer a mocinha: "Ela nunca vai me deixar em paz. Não tenho nenhuma esperança".