Na penúltima semana da novela "Nos Tempos do Imperador", Isabel (Giulia Gayoso) vai se revoltar com o pai, D.Pedro II (Selton Mello), ao descobrir seu envolvimento com Luísa (Mariana Ximenes). Magoada, a princesa fará pouco caso do imperador e humilhará a condessa no folhetim que chega ao fim dia 4 de fevereiro para dar lugar a partir do dia 7 a "Além da Ilusão".
"Agora vejo que não passa de um homem como outro qualquer, seduzido e enfeitiçado por uma mulher", dispara a irmã de Leopoldina (Bruna Griphao) em cena antecipada pelo colunista de TV Daniel Castro. De volta ao Brasil, Luísa verá seu caso com Pedro ser descoberto pelo filho, Dominique (Guilherme Cabral).
Depois, Tonico (Alexandre Nero) rouba as cartas que o imperador e a condessa trocaram para poder chantagear Pedro e assim ficar livre das acusações que Nélio (João Pedro Zappa) lhe fez. E uma das brigas entre o vilão e o imperador será ouvida por Isabel, que até perde os sentidos e desmaia tamanho seu choque.
Quando volta a si, a mulher de Gastão (Daniel Torres) avançará em sua antiga preceptora causando mais um barraco no palacete. Cabe a Pedro separar a filha e a amante. A sós, o marido de Teresa (Letícia Sabatella) afirma que entende a mágoa da filha, porém exige que ela não trate Luísa mal.
É o suficiente para a princesa se enfurecer ainda mais. "Como devo tratá-la? Mal posso olhar para ela! Estou de luto! Duas mortes: meu pai e minha melhor amiga no mesmo dia!", dispara a futura autora da Lei Áurea. Para se defender, o imperador admite seu amor pela mãe de Dominique e diz que o sentimento é o mesmo que a filha tem pelo marido.
"O que sinto por Luísa é algo que não posso controlar. É um amor entre duas almas", frisa o rival de Solano López (Roberto Birindelli). Mas Isabel acaba chorando e revelando sua mágoa pelo pai, no folhetim de época uma sequência de "Novo Mundo" (2017): "Agora vejo que não passa de um homem como outro qualquer, seduzido e enfeitiçado por uma mulher".
Ainda na penúltima semana da trama histórica, Pilar (Gabriela Medvedovski) vai se livrar das garras de Solano López, o ditador paraguaio, após ganhar ajuda de Elisa (Lana Rhodes). Para isso, ela tem o cabelo cortado e passa a se vestir como soldado. O plano dá certo, a médica deixa o acampamento e se reencontra com Samuel/Jorge (Michel Gomes).