Só nos últimos capítulos da novela "Nos Tempos do Imperador" é que Isabel (Giulia Gayoso) vai saber que seu pai, Pedro (Selton Mello), e Luísa (Mariana Ximenes) são amantes. A princesa fica furiosa e humilha a condessa, expulsando-a da Corte. Vale lembrar que o caso extraconjugal do imperador na ficção há tempos é sabido por Leopoldina (Bruna Griphao) no folhetim que dará lugar a "Além da Ilusão".
Segundo o portal "ArteBlitz" tudo tem início quando Luísa dá uma bofetada no filho, Dominique (Guilherme Cabral), quando ele quase abre uma carta endereçada a ele. Revoltado com a palmada, o garoto vai atrás de Tonico (Alexandre Nero) para ter dinheiro para voltar à Europa. É o suficiente para fazer uma luz acender na cabeça do assassino de Nino (Raffaele Casuccio) e ele suspeitar que o imperador tem uma amante.
O cretino então entra na casa da condessa e rouba as cartas que Pedro a enviou. O marido de Dolores (Daphne Bozaski), a quem chega a trancar em um hospício, passa a chantagear o pai de Isabel e Leopoldina ameaçando publicar as missivas em seu jornal, "O Berro". A briga atrai Luísa, que logo descobre o roubo.
Quem também é atraída é Teresa (Letícia Sabatella) enquanto Tonico segue lendo parte das cartas. Nesse momento, Isabel surge e questiona se Pedro e Luísa são amantes. A condessa não consegue ter reação e o imperador faz tudo para mudar de assunto. Já o crápula só se mostra interessado e defender o que é seu, além de pedir proteção, um cargo no Senado, e que as investigações contra ele tenham um fim.
Na confusão, Gastão (Daniel Torres) avança no bandido e o arranca do palacete. Por sua vez, Isabel diz que precisam se explicar a ela. Acuado, Pedro irá admitir ser amante de Luísa fazendo a filha mais velha desmaiar. Ela volta a si quando Celestina (Bel Kutner) a faz cheirar um pano com álcool.
A irmã de Leopoldina vê que não sonhou e passa a humilhar a preceptora de "falsa" e "cínica", por exemplo. Não satisfeita, Isabel ainda avança em Luísa, a expulsa da Quinta e manda que a amante do pai jamais volte. Pedro até tenta se justificar, mas a princesa não vai querer saber de conversa.
Também na trama histórica, Nélio (João Pedro Zappa) será dado como morto ao cair de um penhasco. Porém, o amante de Dolores não só aparece vivo como denuncia todos os crimes de Tonico a Pedro. Ao ficarem frente a frente, o vilão não esconde sua surpresa em ver Nélio.