NOVELA "NOS TEMPOS DO IMPERADOR" - resumo dos capítulos de 24 a 29 de janeiro de 2022 - Globo, 18h20
Borges (Danilo Dal Farra) dá voz de prisão a Guebo (Maicon Rodrigues), que é defendido por Zayla (Heslaine Vieira). Teresa (Letícia Sabatella) não passa bem e Dominique (Guilherme Cabral) a socorre. Pedro (Selton Mello) em conversa com Luísa (Mariana Ximenes) se mostra mal com a situação da guerra.
Elisa (Lana Rhodes) auxilia Pilar (Gabriela Medvedovski) a se passar por soldado do Brasil para que fique longe de Solano (Roberto Birindelli). Justina (Cinnara Leal) faz com que Guebo seja defendido por Luís Gama (Déo Garcez). Dolores (Daphne Bozaski) encara Tonico (Alexandre Nero), e Nélio (João Pedro Zappa) assegura que ele vai achar a filha do casal.
Tonico manda que Borges ache algo que comprove que Pedro e Luísa são amantes. Vitória (Maria Clara Gueiros) atende pedido de Clemência (Dani Barros) e resolve viajar para Paris em outro dia. Durante a guerra, Pilar e Samuel (Michel Gomes) têm um reencontro.
A Samuel, Pilar conta que Solano a fez refém e se aliou a Tonico. Para Elisa, Solano garante que não vai se entregar. Luísa e Dominique brigam. Clemência sem querer fala para Vitória que tem um amor que não é possível.
Zayla se apodera do colete manchado de Tonico que ele usou quando matou Nino (Raffaele Caseccio) e dá a roupa para Celestina (Bel Kutner) e Teresa. Tonico faz a cabeça de Dominique. Olu (Rogério Brito) procura por Pedro.
Na Quinta, Dominique ouve todos criticarem Tonico. O vilão entra escondido na casa de Luísa e acha as cartas que ela trocou com o imperador.
Tonico estuda como vencer o imperador. Todos festejam que o confronto está perto de acabar. Pilar revê Ana Néri (Cyria Coentro). Celestina diz para Nélio lhe representar contra Tonico e pedir que o inquérito da morte de Nino seja reaberto.
Guebo não tem mais esperanças de ganhar a liberdade. Clemência tenta mostrar seu amor a Vitória, mas a arqueóloga não deixa. Luísa nota que as cartas que trocou com Pedro foram roubadas. Isabel (Giulia Gayoso) escuta quando o pai é chantageado por Tonico diante de Luísa e Teresa.
Isabel conclui que o pai é amante de Luísa e não se sente bem. Tonico ordena que cessem as investigações contra ele, e que ganhe um cargo no Senado. Acontece o casamento de Pilar e Samuel. Isabel põe Luísa para fora da Quinta e corta relações com o pai.
Gastão (Daniel Torres) fica aflito com a mulher ao descobrir que só ela não sabia da relação de Pedro e Luísa. Luísa suspeita que o filho deu a Tonico as cartas. Clemência chora quando Vitória avisa que embarcará para a Europa.
Pedro assegura à mulher que não vai atender às ameaças de Tonico. Tonico resolve publicar as mensagens, porém do nada um incêndio atinge o jornal.
Tonico ordena que Borges descubra a identidade do responsável pelo incêndio ao "O Berro". Solano recusa se render quando Caxias (Jackson Antunes) lhe faz proposta de trégua. Justina, Cândida (Dani Ornellas) e Olu ficam temerosos com a pena de prisão a ser imposta a Guebo.
Zayla diz firme a Jamil (Blaise Musipere) que é necessário alguém ser o novo responsável pelos Guerreiros. Elisa suplica para o marido não se entregar. Na Câmara, Tonico é acusado de ser corrupto. Samuel detém Filinto (ator não divulgado). Contra a parede, Filinto admite que Tonico o obrigou a atentar contra Pedro.
Samuel deixa Pilar admirada. Pedro, a mulher, Augusto (Gil Coelho) e Leopoldina (Bruna Griphao) reúnem provas contra Tonico. O vilão recorre a Alencar (ator não divulgado) para que as investigações parem. Dominique diz a Isabel para ela desculpar Luísa quando a condessa fica mal com a frieza da garota.
Nélio garante a Dolores que eles acharam a filha eles. Teresa diz a Celestina que os manuscritos de Nino têm chance de incriminar Tonico. Tonico afirma que não dará a renúncia. Solano escapa ao lado da mulher. Nélio separa Dolores e Tonico quando eles se enfrentam.