Na novela "Nos Tempos do Imperador", a separação de Luísa (Mariana Ximenes) e Pedro (Selton Mello) vai durar pouco tempo após a Condessa concluir culpa de Teresa (Letícia Sabatella) no flagra que ela deu no amante. Luísa procura o imperador e lhe faz uma nova declaração de amor, conta o portal "ArteBlitz".
Após tomar chá com a mãe de Isabel (Any Maia/Giulia Gayoso) e Leopoldina (Melissa Nóbrega/Bruna Griphao), Luísa procura Justina (Cinara Leal) e afirma: "Ela sabe do meu envolvimento com o imperador!". Logo em seguida, a professora das princesas recorda que Teresa quase a obrigou a ir até a sala onde Pedro estava com a ex-amante.
"Foi ela, Justina, agora não tenho a menor dúvida. A presença da ex-amante de Pedro - Mariquinha (Bruna Chiaradia) -, na Quinta foi obra da Imperatriz! Foi tudo um plano para me afastar dele!", afirma. A essa altura, a imperatriz já terá descoberto a relação do marido com Luísa e o convencido através de Caxias (Jackson Antunes) para fazer uma viagem com fins políticos, mas surpreendida com decisão de Pedro em levar as filhas e a amante na comitiva.
Depois do novo flagra, porém, a Condessa decide não viajar mais, revoltando Leopoldina. E ao concluir a armação, pede para o filho de D.Pedro I encontrar com ela em um morro. Ao se verem, a professora relata sua dedução. "Para que eu flagrasse vocês e desistisse da viagem. Desistisse de você", afirma ela, que se apaixonou a primeira vista pelo imperador na trama das seis.
O pai de Leopoldina, no entanto, se mostra em dúvida sobre a conclusão da amante. "Se ela foi capaz de criar todo esse imbróglio, é porque sabe que você me ama de verdade. Tanto quanto eu te amo, Pedro", frisa Luísa, partindo para beijo e sexo com o monarca.
Depois da transa, a mulher de Eugênio (Thierry Tremouroux) conta que nunca foi de se entregar a alguém de cara: "Mas com você eu não consigo resistir. Me sinto uma mocinha de Balzac...". "Já eu finalmente estou tendo o grande prazer de conhecer isso que chamam amor", responde Pedro, chamando a amante de "fadinha".
Única novela inédita da Globo, a trama de época apresentou em seus 15 primeiros capítulos o menor desempenho desde "Meu Pedacinho de Chão" (2014). Diante disso, o folhetim passou a ganhar mais chamadas em horários estratégicos da grade. Nesta segunda (30), "Nos Tempos..." ficou com 17.6 de média.