Na novela "Nos Tempos do Imperador", Teresa (Letícia Sabatella) vai conseguir afastar Pedro (Selton Mello) de Luísa (Mariana Ximenes) após a Condessa de Barral colocar um ponto final na relação com o monarca. Segundo o portal "ArteBlitz", a imperatriz arma para rival flagrar Pedro beijando Mariquinha (Bruna Chiaradia), sua ex-amante. Assim, Luísa decide não viajar mais com o monarca.
Teresa coloca seu plano em prática após descobrir que Luísa além de professora de suas filhas, Isabel (Any Maia/Giulia Gayoso) e Leopoldina (Melissa Nóbrega/Bruna Griphao), é também caso de Pedro. Sem muita alternativa, a imperatriz recorre a Caxias (Jackson Antunes) para que Luís Alves de Lima elabore um plano para afastar o seu marido da amante.
Em um primeiro momento até há a impressão que Pedro caiu no plano, mas logo depois ele choca Teresa quando as filhas revelam que Luísa irá acompanhar a família em viagem pelo país. A mãe de Isabel e Leopoldina ganha a ajuda de Celestina (Bel Kutner) para trazer ao palácio Mariquinha alegando que o marido precisa de roupas novas para poder viajar.
A presença da ex-amante de cara irrita Pedro, vítima de um novo plano da mulher, agora bem sucedido. Teresa diz para Luísa opinar sobre as roupas e a professora ao entrar no local onde estão os ex-amantes os flagram aos beijos, ficando revoltada. De perto, mas sem ser vista, Teresa comemora a vitória do seu plano.
Mas só um dia após o flagra, a Condessa de Barral avisa Pedro que desistiu da viagem ao entrar no seu gabinete, revelando o que viu. "Eu vi, Pedro. Você e sua... Como devo chamar aquela senhora que estava aos beijos com você?", pergunta Luísa, sendo ouvida pela imperatriz do lado de fora.
"Eu não... Foi ela quem...", se defende o pai de Leopoldina sem sucesso. "O sentimento que existia entre nós, pelo menos de minha parte, não existe mais. O amor virou mágoa, a admiração virou decepção", dispara a Condessa no folhetim que causou polêmica por "racismo inverso" acrescentando que não se importa caso seja demitida.
"Suas opções são essas: ou continuo sendo a preceptora das princesas e fico aqui ou deixo de ser a preceptora das princesas", diz para satisfação de Teresa, no folhetim das seis, que passa por campanha de relançamento. Sem como levar a amante, Pedro decide cancelar a viagem das filhas, revoltando Leopoldina: "Te odeio! Você não tinha o direito de fazer isso conosco! Bruxa!".