Nas últimas semanas da novela "Nos Tempos do Imperador", Leopoldina (Bruna Griphao) sairá em defesa de Luísa (Mariana Ximenes) quando Augusto (Gil Coelho) chamar a condessa de "adúltera". "Não admito que fale assim", dispara a princesa para o marido. A essa altura, Luísa já terá sido expulsa da Quinta por Isabel (Giulia Gayoso) quando a filha mais velha de Pedro (Selton Mello) descobrir a relação da Condessa com o pai.
Um pouco depois, Leopoldina se torna mãe de Pedro Augusto e embarca com a família para a Europa ao lado do marido e do filho para batizarem a criança. Já na França, a caçula de Pedro e Teresa (Letícia Sabatella) resolve visitar a antiga preceptora para que Luísa conheça o bebê. A situação piora quando Augusto se mostra contrário a ideia, uma vez que sempre teve a suspeita da condessa ter tido um amante.
E o primo de Gastão (Daniel Torres) ao ser convidado para jantar com a família por Luísa reforça sua intenção de manter-se afastado da amante de Pedro na ficção. Leopoldina por sua vez dá uma bronca no marido e lembra que ele afirmou que não seria grosseiro com a anfitriã. Nisso, a condessa escuta e o questiona, acrescentando: "Se controlar na minha presença?".
"É exatamente isso", responde Augusto sem se controlar. Luísa por sua vez pergunta o motivo de sua agressividade e ouve do nobre que ela não é a pessoa ideal para Leopoldina ter contato. "Digamos que sua conduta 'por trás dos panos' deixa muito a desejar", dispara o rapaz dando início a uma troca de farpas.
"Foi um sacrifício em favor da educação das princesas? Ou um escudo para que pudesse trair o seu marido livremente nos trópicos?", cutuca Augusto quando Luísa argumenta que foi morar só no Brasil no folhetim que dará lugar a "Além da Ilusão".
E Leopoldina confirma as suspeitas do marido. "Chega! Não admito que fale assim da condessa! Como se ela... Ela tem um caso de amor, sim, de muitos anos! Amor! Com meu pai!". "É muito raro que esse tipo de união resulte em grandes amores, como aconteceu com você e Dina. Pedro e eu descobrimos um no outro um amor assim", fala a mãe de Dominique (Guilherme Cabral), que escutará tudo.
"Adultério é adultério e não quero que minha família mantenha laços com gente assim!", fala o nobre, decidido. Só que Leopoldina expõe o lado machista do marido. "Ah! Então você vai romper também com o meu pai? Ou, no seu entender, a única responsável nessa história é a condessa, só ela?", pergunta deixando-o sem reação.
Também na reta final, Tonico (Alexandre Nero) vai encontrar a morte após cometer uma série de crimes.