NOVELA "NOS TEMPOS DO IMPERADOR" - resumo dos capítulos da semana de 27 de dezembro de 2021 a 1º de janeiro de 2022
Nino (Raffaele Casuccio) descreve no livro tudo o que Tonico (Alexandre Nero) já fez. Lota (Paula Cohen) se oferece como dama de companhia da mulher do imperador. Bernardinho (Gabriel Fuentes) diz amar Lupita (Roberta Rodrigues) e admite que jogou charme para ela obedecendo Lota.
Justina (Cinnara Leal) ganha ajuda de Guebo (Maicon Rodrigues) para arrumar um lugar na Pequena África. Elisa (Lana Rhodes) diz que é melhor ir atrás de Tonico como se fosse Solano (Roberto Birindelli). Alguns meses depois. Samuel (Michel Gomes) começa a ser julgado.
Samuel fica temeroso ao se deparar com quem irá julgá-lo. Samuel reforça ser inocente e assegura ser Salustiano (ator não divulgado) o assassino de Ambrósio (Roberto Bomfim). Tonico diz que Samuel é culpado. Luísa (Mariana Ximenes) fica aflita com Samuel, e o marido protesta.
Teresa (Letícia Sabatella) fala com Celestina (Bel Kutner). Zayla (Heslaine Vieira) presta depoimento pró-Samuel e relata farsa de Tonico. Olu (Rogério Britto), Justina, Cândida (Dani Ornellas), Guebo e Pilar (Gabriela Medvedovski) mostram gratidão a Zayla.
Leopoldina (Bruna Griphao) passa a sentir contrações. Acaba o julgamento.
Tonico festeja a sentença enquanto Samuel fica transtornado. Leopoldina recorre a Pilar para dar à luz. Pilar cutuca Tonico. Justina e Guebo, juntos, deixam Zayla incomodada. Olu diz a Cândida para ela não dar dinheiro a Zayla.
Leopoldina dá à luz primeiro filho, Pedro Augusto. Tonico fica ressabiado com Nino, que mostra torcida para seu livro ser lançado. Gastão (Daniel Torres) fica preocupado por não conseguir engravidar Isabel (Giulia Gayoso).
Clemência (Dani Barros) nota que ainda gosta de Quinzinho (Augusto Madeira) e ele também dela. Nino garante a Celestina que terão felicidade na Europa. Elisa desembarca no Brasil e vai atrás de Tonico.
Tonico, Elisa e Solano firmam pacto. Pilar e Samuel ficam mal com o momento. Gastão briga com Pedro. Nino negocia para seu livro ser lançado. Pedro (Selton Mello) e Caxias (Jackson Antunes) estão preocupados com a situação do Brasil no conflito com o Paraguai.
Prisca (Maria Carolina Basílio) e Hilário (Theo de Almeida Lopes) garantem que amam as duas mães. Celestina diz a Nino para ele revelar o motivo de temer Tonico. Justina pressiona Guebo para ele escolher entre ela e Zayla. Samuel resolve terminar o relacionamento com Pilar.
Samuel põe Pilar para fora da delegacia. Leopoldina garante à mãe e à irmã que acabaria o acordo com o pai para conseguir viajar com Augusto (Gil Coelho) e Pedro Augusto para a Europa. Clemência e Vitória erguem a bandeira branca em prol das crianças.
Pilar recorre a Olu para que Samuel aceite a namorar ela. Celestina dá adeus a Teresa. Pedro tem a impressão que Nino tinha ciência de algo que comprometesse Tonico. Isabel suplica para Pedro não mandar seu marido ao confronto. Tonico encara Nino e fica sabendo que ele o traiu.
Nino é morto por Tonico e o bandido recorre a Borges (Danilo Dal Farra) para fingir que ele é inocente. Celestina afirma que Nino foi morto pelo deputado. Zayla diz a Cândida que chegou próximo de Guebo por amizade. Celestina recorre a Teresa, e Pedro assegura que irá ficar perto das investigações da morte do jornalista.
Augusto coloca Borges contra a parede. Pilar resolve averiguar o que Nino sabia de Tonico e planeja encontro com Samuel. Guebo garante a Justina que lhe ama. Lupita vai atrás de Olu. Ela recorda a Lota e Bernardinho que ficarão sem nada com a falta do dinheiro das cocadas. Tonico fica sabendo que Nino estava escrevendo livro a respeito da guerra.