Na novela "Nos Tempos do Imperador", a carnificina da Guerra do Paraguai vai causar pesadelos em D.Pedro II (Selton Mello). Depois que escapar de um sequestro, o protagonista vai desabafar com Caxias (Jackson Antunes). "Agora vejo o inferno real, porque os gritos de horror e agonia não estão nas páginas de um livro", aponta o rival de Tonico (Alexandre Nero), o vilão que por pouco não morre no confronto.
Em cenas previstas para esta sexta (10), os oficiais brasileiros e os soldados paraguaios vão se matar no front abalando o marido de Teresa Cristina (Letícia Sabatella). "Majestade, está se sentindo bem?", questiona Caxias ao encontrar o amigo desiludido no folhetim sequência de "Novo Mundo" (2017).
Ao desabafar, Pedro busca em um poema de Dante Alighieri (1265-1321) os seus sentimentos. "Eu tinha 12 anos quando li A Divina Comédia. A descrição do inferno, todo aquele sofrimento me apavorou por noites e noites", retruca o pai de Leopoldina (Bruna Griphao), a essa altura já grávida do primeiro filho, fato que causa inveja na irmã, Isabel (Giulia Gayoso).
O patrono do Exército Brasileiro consegue compreender o sentimento do amigo. "Posso imaginar por que vossa majestade se lembrou disso agora", afirma Caxias. E Pedro segue no seu desabafo. "Agora vejo o inferno real, porque os gritos de horror e agonia não estão nas páginas de um livro, mas diante de mim", prossegue.
"Não era essa a página que eu pretendia deixar para o Brasil. Jamais teria levado meus súditos a promoverem um banho de sangue se Solano (López, Roberto Birindelli) não tivesse invadido as nossas fronteiras e ameaçado tomar o nosso país", completa o imperador.
Mas mesmo com esse sentimento, Pedro é enfático. "Esse maldito tirano não me deixou outra saída", finaliza furioso o amante de Luísa (Mariana Ximenes) ao citar a vontade de ver o ditador paraguaio se render.
Chamada de "mosca morta" pelo marido, Tonico, Dolores (Daphne Bozaski) vai mostrar que não é nada disso. A sofredora aproveita que o deputado está viajando pela Bahia e decide fugir com o amante, Nélio (João Pedro Zappa). Mas o plano quase dá errado porque Zayla (Heslaine Vieira) desconfia e consegue interceptar a irmã de Pilar (Gabriela Medvedovski) bem na hora da fuga.
Após uma discussão, as duas mulheres de Tonico partem para a briga física e Dolores acerta um vaso na cabeça da rival para conseguir escapar. Tonico só descobre a fuga da "mosca morta" quando retorna ao Rio, passando a jurar vingança de Dolores e Nélio.