Na reta final da novela "Nos Tempos do Imperador", Luísa (Mariana Ximenes) vai ter seu caso com D.Pedro II (Selton Mello) descoberto pelo filho, Dominique (Guilherme Cabral). O garoto não pensará duas vezes antes de "pisar" na mãe. "É amante!", dispara o filho da condessa em cenas que vão ao ar na semana que vem na trama das seis, que chega ao fim dia 4 de fevereiro para dar lugar a "Além da Ilusão".
A amante do imperador brasileiro retorna ao Brasil com Dominique após a morte do marido, conta o colunista Daniel Castro. E Luísa resolve pressionar o filho para entender porque ele lhe despreza. "Dominique, não seja cruel! Eu te amo tanto, meu filho! Não sabe como sofri quando seu pai o levou para a Europa", suplica a rival de Teresa (Letícia Sabatella).
"Eu não queria, mas ele me convenceu que seria melhor para a sua educação. A escola de Paris era muito melhor e... por favor! Me dê uma chance. Podemos recomeçar a partir de agora", pedirá a condessa, humilhada também por Isabel (Giulia Gayoso) por conta da relação com Pedro, na ficção.
É nesse momento que Dominique abre o jogo com a mãe. "A partir de agora, por quê? O imperador não te quer mais?", alfineta o nobre. "O quê?", responde a viúva sem compreender totalmente a fala do único filho. "Eu sei porque você escolheu ficar no Brasil. Você é amante do imperador", completa, acrescentando ter ouvido a revelação quando a mãe, Augusto (Gil Coelho) e Leopoldina (Bruna Griphao) se falaram.
Acuada, Luisa admite a traição, mas pondera. "Não se trata de um caso, de infidelidade. Ao contrário, foi tudo muito sôfrego para nós. Nos apaixonamos mesmo sabendo que jamais ficaríamos juntos", fala a viúva de Eugênio (Thierry Tremouroux).
"Meu pobre pai sendo traído todos esses anos", fala Dominique. Mas para surpresa do rapaz, a condessa faz uma revelação. "Engano seu. Eugênio sempre soube de tudo", dispara Luísa, no folhetim de época das seis.
Após ser descoberta por Tonico (Alexandre Nero), Dolores (Daphne Bozaski) vai voltar a comer o pão que o aliado do marido amassou. Primeiro, o vilão a tranca em um hospício e depois aterroriza a mulher ao falar que vai se casar com Mercedes, sua filha.
Mas a "mosca morta" vai conseguir escapar do sanatório com a ajuda de Celestina (Bel Kutner), que troca de lugar com ela ao encontrá-la por acaso no local.