Na reta final da novela "Nos Tempos do Imperador", Dolores (Daphne Bozaski) vai se desesperar com um novo plano sádico de Tonico (Alexandre Nero). O crápula afirma para a mulher que se casará com Mercedes (atriz não divulgada), filha dela, quando a criança crescer. "Ela vai me dar muitos filhos. E vai me amar", dispara o deputado, que encontra a morte no último capítulo.
Na mira de Solano Lópes (Roberto Birindelli) após uma derrota na guerra, Tonico consegue se livrar das ameaças do aliado e após um longo tempo reencontra Dolores, agora já mãe de Mercedes, e Nélio (João Pedro Zappa). Para se vingar, o assassino sequestra as duas e ao entrar em luta corporal com o ex-comparsa acaba ficando pendurado em um precipício.
Embora Dolores peça para o amante deixar Tonico cair, Nélio mostra compaixão e o salva. Porém, o vilão não se mostra grato e joga para o rival para a "morte". Não satisfeito ainda interna Dolores em um sanatório e ouve a mulher dizer que ele nunca descobriu o significado da palavra "amor".
"Nisso você está certa, nunca tinha amado ninguém mesmo. Mas também nunca fui amado. Quando mainha morreu, eu era uma titica. Se ela me amou, nem senti. Meu pai olhava para mim como se eu fosse um estorvo", fala o malvado da trama de época. "Engraçado, a vida toda só Nélio foi meu amigo. Ele foi o único que gostou de mim", acrescenta o dono do jornal "O Berro".
"Até te conhecer de verdade. Nélio é bom, não conhece a maldade quando vê", rebate Dolores, que ganhará uma ajuda para deixar o hospício. Só que Tonico age com ironia. "Pois é. E eu vejo nos olhos das pessoas o que elas pensam de mim. Eu sei, sem precisar falar. Sei o que você acha que eu sou. Vai ver, fiquei assim por isso. Porque não queria desapontar ninguém", zomba.
Ao ouvir sua mulher dizendo ter pena dele, o cretino afirma que isso vai mudar e fará uma pessoa gostar dele, causando desconfiança em Dolores. "Uma mulher que vou manter longe dos olhos de todo mundo. Vou cuidar dela como se fosse um camafeu", inicia.
"Vou ser o mundo dela. E um dia, quando ela crescer, vamos casar e ela vai me dar muitos filhos. E vai me amar. Será que ela vai ficar parecida com você?", completa fazendo Dolores se chocar. O folhetim chega ao fim no dia 4 do mês que vem e dá lugar a "Além da Ilusão" no dia 7; a trama marca a estreia de Larissa Manoela na Globo como as irmãs Elisa e Isadora.