NOVELA "NOS TEMPOS DO IMPERADOR" - resumo dos capítulos da semana, de 17 a 22 de janeiro de 2022 - Globo, 18h25
Tonico (Alexandre Nero) fica preocupado em relação à assistência com Mercedes (atriz não divulgada). Zayla (Heslaine Vieira) dá para Justina (Cinnara Leal) o camafeu que pertence a Abena (Mary Sheila). Justina casa com Guebo (Maicon Rodrigues). Um tempo depois.
Caxias (Jackson Antunes) e Samuel (Michel Gomes) aprovam a atitude de Bernardinho (Gabriel Fuentes) na guerra. Lota (Paula Cohen) e Lupita (Roberta Rodrigues) pegam dinheiro da igreja. Quinzinho (Augusto Madeira) suspeita quando Clemência (Dani Barros) e Vitória (Maria Clara Gueiros) festejam o êxito do cassino.
Leopoldina (Bruna Griphao) e Augusto (Gil Coelho) vão até a Quinta, e Isabel (Giulia Gayoso) finge não se incomodar com a família da princesa. Ana (Susana Ribeiro) arruma para que Pilar (Gabriela Medvedovski) possa ficar em uma estação bem perto de onde estão Caxias e Samuel.
Internam Nicolau (Cassio Pandolfi) no mesmo manicômio onde Dolores (Daphne Bozaski) foi internada. Pedro (Selton Mello) e Luisa (Mariana Ximenes) têm encontro.
Pedro e Luísa fazem amor. Elisa (Lana Rhodes) fica com medo de como a guerra vai acabar, e Solano (Roberto Birindelli) assegura a vitória paraguaia. Teresa (Letícia Sabatella) recebe missiva de Luísa, e Celestina (Bel Kutner) suspeita que o imperador viu Luísa. Guebo falta com a verdade para Justina para ter encontro com Zayla.
Bernardinho conta que os paraguaios venceram a Batalha de Humaitá, e Samuel pergunta a respeito de onde saiu o armamento dos rivais. Dominique (Guilherme Cabral) vê Tonico pela primeira vez ao fazer passeio com Justina. Isabel é franca com Luísa. Prudêncio (Alexandre Barillari), Pilar e os demais da equipe são rendidos pelos soldados de Solano. Pilar escapa, porém vai parar no acampamento do ditador paraguaio.
Solano manda Pilar prestar assistência aos soldados que se feriram. Para Bernardinho, Samuel assegura que só Salustiano (Alexandre Zacchia) pode mostrar que ele é inocente. Ao caminhar, o beato Salustiano é exaltado. Luísa fica com ciúmes quando Dominique estreita laços com Teresa.
Lupita diz a Lota que ela deve trabalhar para ter dinheiro. Solano fala de um amigo brasileiro, Pilar escuta e Elisa diz para ela ficar atenta. Clemência presta cuidados a Vitória. Tonico provoca Dolores sobre o que quer fazer com Mercedes. Tonico é convocado para ir ao gabinete do imperador.
Ao se deparar com Nélio (João Perro Zappa), Tonico se choca. Pedro diz para Tonico se explicar em relação às denúncias feitas por Nélio. Tonico fala a Borges (Danilo Dal Farra) que Nélio garantiu que tem uma testemunha do acidente que sofreu. A Lota, Adelaide (atriz não divulgada) relata como evitou a morte de Nélio.
Isabel fica com sentimento de culpa por ter medo que o sobrinho possa ocupar o trono ao invés de um filho seu. Dominique atiça Luísa. Clemência e Alberto (Carlos Bonow) deixam Vitória enciumada. Elisa e Pilar se falam. Lota arruma uma maneira para saber onde Dolores está. Dominique garante que sabe que a mãe é amante do imperador.
Luísa fala para o filho que tem um caso com Pedro, e conta que o pai dele sempre teve ciência. Samuel identifica um dos homens que quase raptou o imperador. Elisa suspeita de Solano e Pilar. Tonico encontra Luisa no gabinete do imperador e cogita fazer chantagem a Pedro.
Clemência garante que não vai com Alberto. Guebo briga com Justina e fala de forma franca com Zayla. Isabel conversa com a irmã. Celestina vê Dolores ao pegar Nicolau e conta que Nélio não morreu. Celestina e Dolores trocam de lugar.
Teresa dá apoio a Dolores quando ela e Nicolau se encaminham para a Quinta. Luísa e Pedro ficam temerosos porque Dominique pode contar sobre a relação deles. Vitória está pronta para viajar para Paris.
Quinzinho fica em liberdade, e Clemência faz pouco caso. Tonico influencia Dominique. Nélio tem reencontro com Dolores. Cândida conta a Zayla que teve premonição ruim sobre Guebo. Elisa vê Solano perto de Pilar e faz ameaças ao marido.