NOVELA "NOS TEMPOS DO IMPERADOR" - resumo dos capítulos da semana de 13 a 18 de dezembro de 2021
Lota (Paula Cohen) zomba de Lupita (Roberta Rodrigues) enquanto esta fica mal no velório de Batista (Ernani Moraes). Lupita fica sabendo que herdou a casa de Batista quando é feita a leitura do testamento. Elisa (Lana Rhodes) diz que o melhor que Solano (Roberto Birindelli) deve fazer é se entregar.
Pilar (Gabriela Medvedovski) recebe a aprovação pelo seu desempenho contra o cólera. Lota avisa que a partir daquele momento Lupita é sua cativa ao chegar a acordo com Borges (Danilo Dal Farra).
Zayla (Heslaine Vieira) acha provas que incriminam Tonico (Alexandre Nero). O exército do Brasil volta ao Rio. Samuel (Michel Gomes) revê Pilar.
Samuel conta a Pilar que para ele, por ter salvo Tonico, o vilão não irá mais atrás deles. Pedro (Selton Mello) diz à mulher que só quando Solano se entregar a guerra chegará ao fim. Isabel (Giulia Gayoso) sugere a Gastão (Daniel Torres) que eles recorram à adoção.
Nélio (João Pedro Zappa) fica sabendo por Nino (Raffaele Casuccio) que Tonico passará uns dias na Bahia. Pedro faz amor com Luísa (Mariana Ximenes). Nino diz para Celestina (Bel Kutner) para passar a morar com ele na Itália. Nélio fica sabendo que as provas que incriminam Tonico desapareceram.
Clemência (Dani Barros) deixa Quinzinho (Augusto Madeira) fora de si quando regressa. Na Bahia, Tonico diz que deve ser emitida ordem para prender Samuel.
Tonico conta que Samuel e Jorge são a mesma pessoa. Nélio suspeita que Nino pegou os documentos que incriminam Tonico. Clemência se declara a Quinzinho. Nélio e Dolores (Daphne Bozaski) resolvem escapar. Luísa admite a Justina (Cinara Leal) que estabeleceu relações com Teresa (Letícia Sabatella).
Zayla nota o momento em que Dolores vai embora. Cândida (Dani Ornellas) garante a Gastão que ele vai formar com Isabel uma família uma família muito bonita. Dolores está pronta para ir embora com Nélio, quando Zayla toma sua frente.
Dolores escapa quando Zayla faz de tudo para evitar sua fuga. Gastão se entende com a mulher. Pilar festeja que a irmã escapou. Celestina assegura a Nicolau (Cassio Pandolfi) que deve concordar com o que Nino pediu. Luísa ajuda Pilar a provar o vestido de noiva.
Leopoldina sofre acidente durante briga de Gastão e Augusto (Gil Coelho). Caxias (Jackson Antunes) resolve averiguar Tonico quando Samuel conta ao imperador que o deputado trai a nação. Quinzinho engana Clemência e ela fica furiosa ao ver Vitória (Maria Clara Gueiros) ao lado dos filhos.
É o dia de Samuel e Pilar se casarem. Tonico regressa ao Rio.
Tonico faz perguntas para Pilar ao ficar sabendo que Dolores escapou com Nélio. Guebo (Maicon Rodrigues) fica aflito quando Zayla coloca Samuel contra a parede. Vitória vê Quinzinho com Clemência mas não a reconhece. Pedro conta a Caxias que é necessário que a tropa invada o Paraguai e renda o ditador.
Teresa diz a Celestina para ela não a largar e a mulher fica mal. Lota esbarra com Clemência e conta que Vitória e Quinzinho são amantes. Samuel diz a dom Olu (Rogério Brito) que teme o seu passado. Todos ficam emotivos quando Pilar surge na igreja. Tonico paralisa a cerimônia.
Tonico assegura que Samuel é o assassino de seu pai ao contar quem ele é. Tonico diz que Luísa é cúmplice quando a condessa faz de tudo para defender Samuel. Pedro suspeita do rapaz. Borges (Danilo Dal Farra) dá voz de prisão a Samuel, que diz a Tonico ter certeza que quem matou Ambrósio (Roberto Bonfim) foi Salustiano (ator não divulgado).
Aflita, Pilar vai na delegacia com Samuel. Teresa acha estranho o fato de Celestina não estar presente. Zayla não se sente bem ao descobrir que Tonico dedurou Samuel e o vilão suspeita. Vitória encara Clemência, quando ela diz quem é para Hilário (Theo de Almeida Lopes) e Prisca (Maria Carolina Basílio)
Quinzinho não deixa Vitória colocar a culpa em Clemência pelo roubo das casas. Luísa é franca para Pedro. Tonico falta com a verdade para os pais de Zayla e afirma ter sido ela quem falou a respeito de Samuel.