Ruth (Gloria Pires) vai entregar seu segredo na novela "Mulheres de Areia" após assumir o lugar da irmã, Raquel (Gloria Pires), quando a vilã desaparecer em acidente no mar. A boa filha de Isaura (Laura Cardoso) e Floriano (Sebastião Vasconcelos) revela não ser Raquel ao descobrir que a gêmea está grávida. Além disso, Ruth fica sem suportar ter que imitar o jeito agressivo da irmã.
Para piorar, Marcos (Guilherme Fontes) mostra-se cada vez mais afastado dela, acreditando se tratar de Raquel, a quem flagrou aos beijos com Wanderlei (Paulo Betti). Tudo isso faz Ruth revelar a Clarita (Susana Vieira), sua sogra, a verdade: quem sumiu em alto mar foi a gêmea má, que pouco depois reaparece viva para ter um final trágico na última semana da novela exibida pela primeira vez em 1993 e reprisada atualmente no "Edição Especial" (14h45).
Na conversa, Ruth, apaixonada por Marcos, revela que por amor ao empresário está se passando pela irmã, Raquel. Irmã de Breno (Daniel Dantas) e mulher de Virgílio (Raul Cortez, ator falecido em 2006) fica comovida com a atitude da nora e lhe faz um pedido: manter a farsa por um pouco mais.
"Essa atitude dá bem a medida de seu amor. Pelo bem do meu filho eu te peço para, por enquanto, não contar nada e prometo te ajudar no que puder", fala Clarita. Por muito pouco, a boa filha de Isaura não revela toda a verdade.
Isso só não acontece porque Tonho da Lua (Marcos Frota) pega uma arma no quarto de Virgílio e passa a disparar para o alto. A atitude do escultor chama atenção de Marcos e o empresário passa a achar que Tonho que matar a vilã, achando ser Raquel. É o tempo necessário para Clarita acalmar Ruth, na novela de Ivani Ribeiro já reprisada duas vezes no "Vale a Pena Ver de Novo" (1996/1997 e 2011/2013) e uma no canal pago Viva (2016).