A grande virada da novela "Mulheres de Areia" está próxima de acontecer quando Ruth (Gloria Pires) assumir o lugar de Raquel (Gloria Pires). O importante momento da trama de 1993 chega pouco depois da gêmea má ser flagrada beijando o amante, Wanderlei (Paulo Betti), pelo marido, Marcos (Guilherme Fontes), que lhe taca uma surra.
Expulsa de casa, a vilã tenta mudar o jogo revelando uma gravidez, mas por pouco tempo fica reconciliada com o empresário. Depois disso, Raquel não tem outra solução a não ser voltar para a casa dos pais, Isaura (Laura Cardoso) e Floriano (Sebastião Vasconcelos, um dos atores já falecidos do elenco). Tão logo retorna, a gêmea má chama a irmã para um passeio de barco.
As duas não escutam o pai e a tragédia logo acontece quando uma forte onda vira o barquinho no qual estão Ruth e Raquel. Na história de Ivani Ribeiro, a mocinha é salva da morte por Tito (Eduardo Moscovis), sem que ele saiba quem é socorrida e, de longe, Tonho da Lua (Marcos Frota, ator clicado com sapato masculino de salto nesta semana em aeroporto) acompanha tudo.
Único a conseguir diferenciar Ruth e Raquel e prestes a ser vítima de plano sádico da megera, o escultor vê que a gêmea boa está com o anel da irmã e decide manter segredo, só revelando aos pais das duas. Floriano e Isaura, é bom lembrar, vão ter reações diferentes em relação à farsa: o patriarca não concorda, mas a matriarca dá seu sinal positivo.
Marcos, por sua vez, sequer desconfia e acredita que Raquel foi quem sobreviveu. Assim, Ruth assume o lugar da irmã para tentar, enfim, conquistar o empresário. É bom lembrar que só mais para frente a gêmea má aparece. E no último capítulo, após um acidente, a morte de uma das irmãs abre caminho de vez para a outra ficar com o filho de Virgílio (Raul Cortez).