Na novela "Gênesis", Er (Tiago Marques) vai morrer durante uma discussão com o pai, Judá (Thiago Rodrigues), quando o pastor descobrir que ele surrou a mulher, Tamar (Juliana Xavier), antecipa o Purepeople. É após a perda do marido que a sofrida irá se casar com o cunhado, Onã (Caio Veagati), uma vez que fica viúva antes de ter filhos.
Na discussão, Er volta a encarar o próprio pai. "Vem! Me bate! Me bate se você acha que vai adiantar! Isso é o máximo que vai conseguir, porque a partir de hoje...", fala fora de si. "Que fique claro que eu vou fazer o que eu bem entender!! Eu vou decidir o que é melhor pra mim!! Eu vou", prossegue o rebelde na trama bíblica que está no seu fim.
É nesse momento que Er para e começa a sentir falta de ar. "Ele tenta falar, pedir ajuda, mas não consegue e cai em seguida", pede o texto bíblico distribuído aos atores e produção. "Er!", chama o marido de Muriel (Rhaisa Batista) ao ver o filho mais velho caído no chão enquanto tenta ajudar o primogênito ao lado da mulher.
"Fala comigo! O que você tá sentindo?", pergunta Muriel, que morrerá desnutrida. "Er continua agonizando. Judá o segura. Muriel apavorada", prossegue o script enquanto Er chama pelo pai. "Calma! Respira!", pede o pastor. A partir daí, em câmera lenta, a novela mostra o filho de Onã já arroxeado pela falta de ar e sendo sacudido pelo pai, enquanto Muriel grita apavorada.
"Tamar e Onã observam sem reação pelo pavor", continua o roteiro. Por fim, Judá nota que o primogênito está morto e recebe olhar assustado da mulher. "Não, não, não, não...", se desespera Muriel. "Er, abre os olhos! Fala comigo!!", fala chorando aflita. "Meu filho!! Não!!!", acrescenta de maneira histérica diante do choque do marido.
O texto indica ainda para que nas cenas seguintes Judá siga com um olhar perdido tentando assimilar o golpe ao mesmo tempo que o corpo de Er é preparado para o sepultamento. Já Tamar e Muriel são confortadas e Onã também fica sem reação. Por fim, Judá ignora o pedido de ajuda da nora, preocupando-a.
O folhetim bíblico está na sua reta final e no último capítulo vai mostrar o reencontro de Jacó (Petronio Gontijo) com José (Juliano Laham) no Egito. O roteiro de "Gênesis" deixa claro que a morte do ancião, aos 147 anos, não será exibida e apenas deixada nas entrelinhas.