Tamar (Juliana Xavier) vai esperar três anos até descobrir na novela "Gênesis" que não será mais entregue a Selá (Guilherme Seta), filho caçula de Judá (Thiago Rodrigues). É por isso que desamparada a viúva decide se passar por prostituta, se deita com o sogro e dele engravida. No fim da sua saga sofrida, Tamar quase é mandada para a fogueira a mando do pastor, porém evita a morte trágica ao revelar que está grávida dele.
No folhetim, Judá segue a "lei do levirato" e casa Tamar com Onã (Caio Veagati), seu filho do meio, depois que Er (Tiago Marques), o primogênito, morre sem ter tido filhos com a mocinha. Porém, a história quase se repete quando Onã também morre antes de ter sido pai. Como Selá ainda é criança, Judá manda Tamar para a casa do pai dela para esperar a idade certa para casar ela e o caçula.
Só que após a passagem de tempo, Tamar segue sem um terceiro casamento e descobrirá a verdade em conversa com o cunhado. Quem avisa a sofredora da presença de Selá em Timna é sua melhor amiga, Quenina (atriz não divulgada). "Eles vieram tosquiar as ovelhas", conta.
A mocinha de Canaã rebate e diz que a amiga deve estar se enganando pois o cunhado ainda é muito novo para viajar sozinho. "É Selá sim. O que você tá esperando? Vai lá falar com ele e esperar pelo seu sogro. Assim ele não vai ter como escapar de falar com você dessa vez", insiste Quenina convencendo a sofredora e fazendo-a ir atrás do cunhado.
"Hoje vou resolver essa situação", frisa a viúva. Depois, as duas já surgem em uma estrada e Tamar recua ao alegar que o rapaz visto pela amiga não se trata do neto de Jacó (Petronio Gontijo). Ela só se convence quando Quenina grita pelo nome de Selá e ele atende.
"É você mesmo?", questiona Tamar diante do cunhado, agora com voz grossa, alto e encorpado, como diz o roteiro. "Eu sei. Dei uma esticada nos últimos anos. Todo mundo tem a mesma reação. Senti saudade de você. Por que não voltou lá pra casa?", responde ele ao lhe olhar de maneira carinhosa.
E quando Tamar entra no assunto casamento é que ela descobre as mudanças de plano de Judá. "Meu pai mudou de ideia? Tamar, você tem que me contar se tá sabendo de alguma coisa", diz o órfão de mãe deixando a cunhada sem entender nada.
"Meu pai tá pensando em dar a filha do Hira como esposa pra mim...", revela Selá. "Espera Selá. Seu pai não falou nada sobre mim? Sobre... a gente?", rebate Tamar. "Como assim? Do que você tá falando?", retruca o rapaz ainda mais confuso que a cunhada.
Nisso, a sofredora consegue disfarçar, se despede de Selá e conta para a amiga a respeito da nova decisão de Judá.