Na reta final, a novela "Gênesis" vai apresentar a história sofrida de Tamar, vivida por Juliana Xavier . A atriz acumula papéis de destaque em novelas como "Rebelde" (2011/2012) e "Jesus" (2018/2019), na qual viveu Maria, mãe do protagonista, na juventude. Já na atual trama bíblica, a artista será primeiro mulher de Er (Tiago Marques), com quem se casa por decisão de seu pai e do genitor dele, Judá (Thiago Rodrigues).
Apesar de um encantamento à primeira vista, o casamento tipo conto de fadas logo se transforma em pesadelo para Tamar. No decorrer dos capítulos, a jovem fica viúva e é obrigada a se casar com o cunhado, Onã (Caio Veagati), pela chamada "Lei do Veriato", por ter perdido o marido antes de conhecer a maternidade.
E a tragédia volta a assombrar Tamar e ela novamente conhece a viuvez. Quer saber um pouco mais da história da jovem? O Purepeople antecipa, assim como já fez com as principais cenas do último capítulo, que incluem o esperado reencontro de José (Juliano Laham) com o pai, Jacó (Petronio Gontijo), no Egito.
Problemático desde a infância, Er só vai piorar com o tempo. Judá, seu pai, perde a paciência, quando ele passa a noite na gandaia com prostitutas. Para colocá-lo no bom caminho, o pastor decide casá-lo com a filha de Shamash (Robson Santos). Logo os problemas surgem na vida dela.
O filho de Judá e Muriel (Rhaissa Batista) primeiro a beija e a agarra à força. Não satisfeito, o cretino exige a noite de sexo contra a vontade de Tamar. "Você é minha mulher agora. Minha. Pra eu fazer com você o que eu quiser", dispara provocando choro na mulher.
Em outra cena, Er classifica Tamar como "louca" em diálogo com a mãe, quando Muriel questiona se ele bateu na mulher quando a garota aparece com o rosto machucado. Mas Er mostra todo seu lado sádico quando dá uma surra de cinto na mulher.
Isso ocorre quando o vilão resolve se divertir à noite e Tamar o enfrenta ameaçando contar tudo a Judá. Segundo o roteiro, as cenas de Tamar apanhando serão curtas e não vão ser mostradas de fato. O público verá apenas a sombra dos dois na parede e ela sendo golpeada.
Por ter batido na mulher, Er apanha do pai diante da mãe da própria Tamar. O rebelde se descontrola e avança em Judá na briga que envolve ainda Onã. Ao afirmar que ele faz o que quer, Er para e passa a se sentir sufocado, morrendo quase que imediatamente.
Para seguir a lei da época, Judá decide casar Onã e Tamar. Novamente, o casamento vira uma tragédia quando o segundo marido da jovem morre ao bater com a cabeça em um cesto. Ele também não terá tempo de lhe dar filhos e vai se mostrar revoltado com a situação.
E a vida de Tamar ainda piora pois Muriel a acusa de ser amaldiçoada. Judá resolve, então, levá-la de volta para a casa do pai, que a consola. Após uma passagem de tempo, a jovem segue solteira e sem filhos, acreditando que possa ser entregue a Selá (Guilherme Seta), irmão caçula de Er e Onã.
Mas a sofredora leva um balde de água fria ao descobrir que Selá vai casar com outra. Uma outra reviravolta ocorre quando, disfarçada, Tamar se envolve com o próprio sogro e acaba engravidando dele de gêmeos, Perez e Zerá.