Novela "Gênesis": Jacó (Petronio Gontijo) vai decidir não tomar nenhuma atitude contra Rúben (Felipe Cunha) e Bila (Patrícia França) após flagrar os dois se beijando seminus. O marido de Lia (Ingra Lyberato) temerá um conflito por conta da relação do seu primogênito com a sua concubina. "Eu não vou fazer nada com os dois. Se eu fizer, se os outros (filhos) souberem, eu vou causar uma guerra nessa família", afirma em cena antecipada pelo Purepeople.
O filho mais velho de Jacó e Lia se aproximará de Bila, concubina do seu pai e mãe de dois filhos dele, e não demorará para transar com a irmã de Zilpa (Karina Barum). Após o flagra, Jacó fica sem chão. "O que você vai fazer com a Bila, Israel?", questiona a sua primeira mulher citando o novo nome do marido. "Sinceramente não sei...", retruca o filho de Isaque (Henri Pagnoncelli), com quem se reencontra nas vésperas da morte do patriarca.
"E com o Rúben?", prossegue Lia, chorando, abalada. "Jacó então se vira para ela. Seu olhar perdido, vulnerável. Instantinho nisso até que ele não se aguenta e começa a chorar. Penalizada, Lia vai até ele e o abraça. Jacó chora um choro doído, extremamente sentido", pede o roteiro entregue aos atores.
No dia seguinte e após passar praticamente a noite toda chorando Jacó toma sua decisão de não agir. "O que você acha que os filhos da Bila - Dã (Augusto Garcia) e Naftali (Ricardo Vianna) - fariam se descobrissem o que o irmão deles fez? O que o outros fariam? Não, eu não posso fazer nada", explica.
"Então a gente não conta pra ninguém? Israel, você sabe como são essas coisas. Alguém vai acabar sabendo", responde Lia, em cenas que iriam ao ar originalmente no capítulo 115, o último da fase Jacó. "Contanto que a gente não confirme. O Rúben me traiu, traiu a minha confiança...", afirma o pastor na história que exibe hoje o capítulo 139.
"Eu nunca, nunca imaginei que ele poderia ser capaz de uma coisa dessas... mas eu não vou criar desavença entre os meus filhos. Não vou destruir a vida do menino", prossegue o filho de Isaque. "Lia assente tentando segurar as lágrimas. Jacó também segura o choro", pede o script do folhetim bíblico que na semana que vem deve chegar à última fase, José.
Até a noite desta quinta-feira (12), o pastor já era pai de quatro crianças - Rúben, Simeão (Igor Cotrim), Levi (Gustavo Rodrigues) e Judá (Thiago Rodrigues). Na sequência, Bila e Zilpa darão, cada uma, dois filhos a Jacó. A primeira é mãe de Dã e Naftali e a segunda, de Gade (Bruno Dalto) e Aser (Pedro Lamin).
Depois, Lia se torna mãe mais três vezes - Issacar (Patrick Sampaio), Zebulom (Maurício Pitanga) e Diná (Giovanna Coimbra) - até Raquel engravidar de José (Juliano Laham) e Benjamin (Marcus Bessa).