Novela "Gênesis": Isaque (Henri Pagnoncelli) vai morrer após reencontrar o filho Jacó (Miguel Coelho/Petrônio Gontijo), aponta roteiro obtido pelo Purepeople. A essa altura, o irmão de Esaú (Cirillo Luna) já terá uma vasta descendência, incluindo José (Juliano Laham). Originalmente, as cenas faziam parte do capítulo 114, mas a Record TV está fazendo alterações e edições nos episódios - nesta noite (26) irá ao ar o de número 135.
Enquanto estiver no Vau de Jaboque, Jacó estará com seu cajado em mãos passando informações para o filho mais velho, Rúben (Felipe Cunha), fruto do casamento com Lia (Michelle Batista/Ingra Lyberato). "Você vai precisar ser forte porque agora você é o responsável pela família, entendeu? Se lembra de tudo o que eu te ensinei", diz, aflito, fazendo o filho, preocupado, segurar as lágrimas.
"Não posso (ficar). Me escuta. Se eu não voltar, pega todo mundo e foge", recomenda o também marido de Raquel (Thais Melchior), com quem se casa após ser convencido por Lúcifer (Igor Rickli). "Eu confio em você. Agora vai", reforça Jacó.
O pai de 13 filhos quando estiver na margem do rio Jaboque dá as últimas recomendações de como devem se dividir a família. "Esaú tá vindo. Eu vou ficar aqui na frente de todo mundo", avisa temendo a vingança tardia do irmão. "Jacó se prepara para o que está por vir. É quando ele avista Esaú que sobe a margem, montado em seu cavalo", pede o script da trama que reúne mais de 400 atores em suas sete fases.
Segundo o roteiro, Esaú observa tudo de maneira que não indique suas intenções. Depois, ele desce do cavalo e vai na direção do irmão, que terá acumulado quatro mulheres ao mesmo tempo, incluindo duas concubinas. Ao chegarem cada vez mais perto, os filhos de Isaque não seguram a emoção.
"Meu irmão...Não acredito que você está aqui", diz Esaú, beijando Jacó, que retribui o gesto, abraçando o irmão. "E eu não lembro de você chorando nunca. Senti muita a sua falta, Esaú", responde o pai de Rúben, apresentando as mulheres e filhos e descobrindo por Esaú que a mãe deles, Rebeca (Martha Mellinger), morreu.
Após um tempo, Jacó e Esaú partem em caravana até chegarem na tenda do pai, que se emociona ao rever o filho ruivo. "Sou eu, pai. Trouxe uma visita pro senhor", diz. Nesse momento, Jacó chorando senta na cama do pai e o genitor o chama pelo nome. "Sou eu, pai", responde o marido de Lia.
"Jacó... meu filho...", responde Isaque. "Ele o agarra, abraçando-o. Jacó abraça o pai e os dois choram. Esaú sai da tenda para lhes dar privacidade", diz o roteiro. A partir daí, uma série de cenas está prevista reunindo ora Jacó e o pai, ora os dois e Esaú.
"E foram os dias de Isaque cento e oitenta anos. Ele expirou, e morreu, velho e farto de dias e Esaú e Jacó, seus filhos, o sepultaram", aponta Deus (voz de Flávio Galvão).