O mês de dezembro no Globoplay será de novelas pouco sucedidas no passado da Globo. 'Zazá', com Fernanda Montenegro, passou por duras críticas em 1997, fazendo com que o autor Lauro César Muniz mudasse a história para agradar o público. Mesmo assim não funcionou.
O mesmo caso acontece com 'Babilônia', de 2014. Última trama de Gilberto Braga foi um dos piores fracassos da emissora. Para piorar, ela enfrentou um intenso boicote dos evangélicos por conta de um beijo lésbico. Afinal de contas, o autor ousou a exibir um beijo entre Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg no primeiro capítulo.
Na época, o senador Magno Malta e o deputado federal João Campos, então integrantes da Frente Parlamentar Evangélica no Congresso, fizeram campanha contra a novela da Globo.
Os parlamentares emitiram nota dizendo que a trama fazia 'apologia ao mal' e visava 'destruir famílias', palavras expressas para mexer com a cabeça do público. Mesmo assim, as personagens continuaram na trama, porém com atitudes mais brandas.
“São reações de uma minoria, que não tem qualquer amparo legal. Os deputados estão fazendo barulho na tentativa de se promover às custas do sucesso da novela. Ao usar suas posições no Congresso para atacar a Rede Globo e a novela das nove, eles querem atrair a atenção da mídia para si. E assim se exibir nos seus redutos eleitorais”, declarou Ricardo Linhares ao site Notícias da TV.