Na novela "Gênesis", Herit (Yana Sardenerg) vai intervir em prol do marido, Shareder (Paulo Verlings) depois que o cozinheiro for preso sob acusação de tentar matar o faraó envenenado. Esse será um dos poucos momentos sem conflitos do casal, que enfrentará a perda de um filho. As brigas entre Herit e Shareder aumentam depois que ele admitir que a viu o traindo.
Após visitar o marido na cadeia, a camponesa encontra Potifar (Val Perré) e pede para falar com o comandante do Egito. "No dia da audiência com o faraó, Atarum (Sacha Bali) pediu que Shareder provasse o pão de mel somente de um determinado lado. Shareder achou estranho, mas Atarum disse que tinha pouco recheio e era pra ele deixar o lado mais gostoso pro faraó", relata no folhetim que se encaminha para os últimos capítulos.
"Por que ele está me contando isso somente agora?", questiona o marido de Neferíades (Dandara Albuquerque), a quem vai flagrar com Teruel (Amaurih de Oliveira). "Shareder achou que isso não fosse relevante. Talvez não seja mesmo, mas se for, ele não quer ser cúmplice de um possível ataque contra o faraó", justifica Herit.
Potifar e Menkhe (Renato Rabelo) trocam olhares, o oficial agradece a informação e Herit faz um pedido. "Por favor, senhor, tira o meu marido daquela prisão", afirma. E ao se dirigir a Menkhe, completa: "Vou precisar da sua ajuda. Tenho que entrar no quarto do Atarum sem que Adja (Julli Magall) suspeite".
"Hoje à noite o quarto dela vai estar livre", responde o escriba fazendo o coronel fechar a cara. "Não vou nem perguntar como e por que você sabe disso", completa Potifar diante de um Menkhe envergonhado.
Também nos próximos capítulos, a sorte de José vai mudar. Ele é chamado para desvendar o significado de um sonho de Sheshi com sete vacas magras e um mesmo número de ruminantes, significando um período de fartura e outro de seca total.
Ao sentir algo, o faraó faz de José seu novo aliado. "Uma vez que Deus revelou a você o significado dos sonhos, é evidente que não há ninguém com mais capacidade ou sabedoria. Você vai ficar encarregado do palácio e todo o meu povo se sujeitará e obedecerá a suas ordens. Somente em relação ao trono eu vou ter posição superior a você", decreta.
Além disso, anuncia que José/Zafenate-Paneia deva se casar com Asenate (Letícia Almeida) para satisfação da mocinha e do filho favorito de Jacó (Petronio Gontijo).