Na reta final da novela "Gênesis", Judá (Thiago Rodrigues) terá muitos conflitos com o filho mais velho, Er (ator não divulgado), futuro marido de Tamar (Juliana Xavier). Uma das brigas acontece após o rapaz se divertir em uma festa, antecipa o Purepeople. Constrangido, o primogênito de Judá entra na sala e após um tempo se dirige ao pai dizendo que pode se explicar.
"Um amigo meu me chamou pra uma festa...", diz amedrontado e sendo cortado pelo pai. "Que você foi sem me pedir", rebate o filho de Jacó (Petronio Gontijo). "Uma coisa levou a outra e... E... eu acabei saindo com uma mulher", completa Er. Furioso, Judá afirma que não era uma mulher qualquer. "Uma prostituta você quer dizer?", questiona querendo saber desde quando ele se relaciona com a jovem.
Judá, então, perde de vez a paciência com o filho mais velho. "Seu inconsequente! Irresponsável! Até quando você vai ser assim? Por acaso foi assim que eu te criei? É esse o exemplo que eu te dou?", dispara o marido de Muriel (Rhaisa Batista). "Judá vai até ele e agarra em sua roupa, sacudindo-o enquanto fala", pede o roteiro da trama dividida em sete fases - atualmente está no ar a última.
"Fala! Você não se acha homem pra fazer o que fez? Então, agora seja homem pra falar comigo!", exige o irmão de José (Juliano Laham), a essa altura eleito governador do Egito e casado com Asenate (Letícia Almeida). "Er abandona o semblante de coitadinho. Enfurecido, ele empurra o pai, para se desvencilhar dele", prossegue o script. "Me larga!", berra Er.
O irmão de Omã (ator não divulgado) encara o pai. "Quem é o senhor pra falar comigo sobre o que é certo e errado?!!", dispara deixando Judá perplexo. Em seguida, Er se recompõe e pede desculpas. "Eu não sei mais o que fazer com você, Er! Até quando você vai continuar agindo assim?", questiona Judá.
Os gritos e a confusão atraem Muriel, que pergunta o que está havendo entre o marido e o primogênito. "Saindo com prostitutas, Muriel! Bebendo e fazendo sabe-se lá o que mais!", relata o filho de Jacó, que só irá rever José no último capítulo, causando surpresa na mulher.
"Mas agora já chega! Você tá proibido de sair de casa, a não ser pra trabalhar!", exige Judá para Er deixando a mulher com pena. "E se eu descobrir que você saiu sem o meu consentimento ou da sua mãe, você vai se ver comigo!", ameaça o pai.
Enquanto isso na outra ponta, Adurrá (Ricardo Lyra) vai ser descoberto como o informante de Apepi no palácio. O vizir passa a ser perseguido e é encurralado à beira do Nilo. Sem alternativa, o crápula pula e ainda é flechado por Abumani (Dudu de Oliveira). Por sua vez, o cuxita afirma que os crocodilos vão se encarregar do cretino.