Na reta final da novela "Gênesis", o péssimo comportamento de Er (Tiago Marques), primogênito de Judá (Thiago Rodrigues), só vai piorar. Após uma séria discussão com o filho mais velho, o pastor decide casar o rebelde como forma de tentar colocá-lo nos eixos, antecipa o Purepeople. O herdeiro de Jacó (Petronio Gontijo) resolve entregar Er a Tamar (Juliana Xavier) em cena que deve ir ao ar na próxima semana na trama bíblica que entrou no seu último mês de exibição.
Em conversa com Judá, Muriel (Rhaissa Batista) tenta apaziguar a situação. "Ele tá arrependido. Mas precisa da nossa ajuda pra conseguir mudar", alega a mãe de Er. "Eu já fiz de tudo. Já conversei, já ensinei, disciplinei, puni... Até presentes eu já dei pra esse menino pra ver se motivava a mudança dele, mas nada adianta!", desabafa o hebreu.
O irmão de José (Juliano Laham) classifica Er como "inconsequente" e questiona a mulher até quando ela vai defender o jovem. "O que acontece com o nosso filho? Desde criança ele é... desse jeito. Não sei mais o que fazer", recorda Judá, recebendo conselho da mulher.
"E se você mandasse ele passar uns tempos com os seus irmãos e os primos no acampamento do seu pai? Quem sabe eles não seriam uma boa influência pra ele", sugere Muriel. Porém, Judá se mostra contrário e toma uma decisão.
"Só tem uma coisa que eu acho que vai dar jeito nele. Vou ter que casar o Er", anuncia deixando a mulher espantada. "Casar? Mas ele é muito novo ainda pra ser marido, pra ser pai", pondera Muriel. Só que o irmão de José mostra-se decidido.
"É exatamente por isso. A responsabilidade de ter que cuidar de uma família, vai obrigar ele a deixar de se comportar como um menino inconsequente", justifica. Após a mulher pedir para ele esperar um tempo, o hebreu diz para ela lhe apresentar outra sugestão. Como Muriel fica em silêncio, Judá crava: "Então tá decidido".
Em outra parte da trama bíblica, Apepi (personagem só citado) manda sequestrar Asenate (Letícia Almeida) e a jovem chega a ser raptada. Porém, escapa de ir para o cativeiro com a ajuda de Teruel (Amaurih de Oliveira), que mata Mahamid (Cee Jay), sequestrador da egípcia.
Porém, Teruel volta a surpreender no folhetim quando ao ficar cara a cara com Abumani (Dudu de Oliveira) acerta uma adaga no cuxita deixando-o em estado grave.