Na novela "Gênesis", os 11 irmãos de José (João Guilherme Chaselio/Juliano Laham) não vão reagir nada bem depois que Jacó (Petronio Gontijo) revelar o desejo de fazer do rapaz o novo líder da família após sua morte. "Não acredito/absurdo/o senhor não pode fazer isso/injusto/não tá certo/José é uma criança/o líder é o primogênito", dizem Rúben (Felipe Cunha) e seus irmãos no roteiro obtido pelo Purepeople.
Inicialmente, essas cenas iriam ao ar no capítulo 116, o primeiro da fase José, porém a Record TV vem esticando os episódios na edição da trama bíblica, a primeira da TV brasileira a estrear desde o começo da pandemia. A revolta de Simeão (Igor Cotrim) e Levi (Gustavo Rodrigues), responsáveis por massacre em Siquém, começa quando veem José com uma túnica.
"O que significa isso? Por que José tá vestindo a túnica que é por direito minha?", questiona, furioso, Rúben, a essa altura já amante de Bila (Patricia França), concubina de seu pai. "O que o senhor quer dizer com isso, pai? Por acaso José vai ser líder sobre nós?", prossegue Simeão. "O senhor sabe que isso não é o certo. José é um menino! O que ele sabe da vida?", enerva-se Judá (Thiago Rodrigues).
A revolta dos filhos deixa Jacó furioso, principalmente após Rúben exigir uma explicação. "Eu não tenho que dar explicação pra ninguém! Muito menos pra filho. Eu sou o patriarca. Eu mandei fazer a túnica e dou pra quem eu quiser!", afirma o viúvo de Raquel (Thais Melchior/Giselle Tigre), morta no segundo parto.
Simeão novamente intervém e provoca: "Então fala de uma vez pai, diz com todas as palavras, qual a intenção do senhor em dar a túnica pra José?". "Vocês não são burros. Sabem exatamente o que significa", rebate o marido de Lia (Michelle Batista/Ingra Lyberato). Judá ainda tenta argumentar, mas é em vão.
"Já disse tudo que eu tinha pra dizer. Agora vão dormir. Nada vai mudar por um bom tempo ainda. Vão dormir e que isso sirva de lição pra vocês pararem de uma vez por todas de fazer o que é errado!", afirma, deixando José com medo e na saia justa.
"Vão cada um pra sua tenda e não se atrevam a sequer chegar perto de José", ameaça o patriarca. "Fica em paz, José. Eles não vão fazer nada contra você. Eles não se atreveriam a me desobedecer. Vai descansar meu menino. Descansa e se prepare para o futuro que te espera", completa Jacó, nas cenas que devem ir ao ar na última semana deste mês.