![](https://static1.purepeople.com.br/articles/6/32/51/46/@/3668496-novela-genesis-jaco-petronio-gontijo-580x326-2.jpg)
![Purepeople](https://static1.purepeople.com.br/build/pp_br/logo_brand_ads.28cc10ac.png)
Novela "Gênesis": Jacó (Petronio Gontijo) vai levar um choque ao descobrir a "morte" de José (Juliano Laham). O futuro governador do Egito é vendido a um mercador pelos irmãos, que decidem forjar a perda dele. A trama bíblica da RecordTV chega a sua sétima e última fase nesta segunda-feira (30). Originalmente, essas cenas fariam parte do capítulo 120, mas nesta noite irá ao ar o de número 160, antecipa o Purepeople.
Assim que os demais dez filhos chegam ao acampamento, Jacó logo procura por José, alçado por ele ao posto de primogênito, e não demora a perceber que há algo de errado. "Jacó se dando conta do que possa ter acontecido com José, fala olhando para a túnica manchada de sangue nas mãos de Rúben (Felipe Cunha)", pede o roteiro. "Cadê José?", questiona o viúvo de Raquel (Thais Melchior/Giselle Tigre).
"Os irmãos se entreolham com culpa, mas disfarçam o olhar para o sentimento de pesar. Rúben, muito sentido e culpado, se aproxima do pai. Jacó olha para Rúben e depois para os outros filhos, ainda sem entender nada. Seu silêncio e olhar perdido denotam apreensão pelo pior. Até que depois de uns segundos no silêncio absoluto, Jacó pergunta novamente, mas seu tom de voz agora, é meio que de desespero", prossegue o texto.
Ao ser perguntado de novo sobre José, Rúben responde com pesar: "A gente encontrou essa túnica". "É a túnica de José...", diz Jacó ao abrir lentamente a peça. "Essa brincadeira é inaceitável!", completa o patriarca diante do choque da única filha, Diná (Giovanna Coimbra), que envolveu a família em uma tragédia.
"Jacó sai caminhando na direção em que os filhos vieram. Diná estática no lugar, sem acreditar. Ele passa pelos filhos e eles baixam o olhar, muito culpados", prossegue o script. Enquanto isso, Jacó segue chamando pelo filho preferido, procurando-o: "José?! Cadê você? José? Para com isso!".
"É a túnica do meu filho...", diz, com pesar, Jacó para Judá (Thiago Rodrigues), responsável pela ideia de vender o irmão. "Uma fera comeu o meu menino... com certeza José foi despedaçado!", continua o neto de Abraão (Rafael Sun/Vitor Novello/Zé Carlos Machado).
"Simeão (Igor Cotrim) e Rúben se entreolham. Rúben desvia o olhar. Diná começa a chorar. Olhar de total desespero de Jacó, que vai compreendendo cada vez mais o que aquilo significa. Jacó afunda o rosto na túnica e começa a chorar um choro calado, doído, até que se deixa cair no chão de joelhos. Jacó solta um grito lancinante e rasga suas vestes", finaliza o roteiro.