Na novela "Gênesis", Asenate (Letícia Almeida) vai fazer as pazes com o pai, Pentephres (Nando Cunha) depois de ter sido castigada pelo sacerdote. A jovem terá sido punida por tentar se deitar com um soldado e, por ordem do pai, conhece as atividades domésticas com Herit (Yana Sardenberg), de quem se torna amiga. Depois disso, Asenate acaba sendo levada ao harém do palácio do Egito, antecipa o Purepeople. E na sequência, tem uma conversa decisiva com o pai.
"Selemina (Kacau Gomes) me disse que eu devia vir aqui me despedir... não sei porque, já que eu vou te ver mais agora que você vai tá no harém que quando você tava aqui, mas tudo bem. Ela disse que eu devia dizer algumas palavras", inicia ele ao encontrar a filha adotiva na cama. "Asenate, minha filha, você foi uma criança chata", dispara arrancando risos da jovem.
"Desde que você veio pra gente, muito chata... chorona. E quando eu achei que as coisas iam melhorar, você cresceu e começou a aprontar. Me deu mais dor de cabeça do que eu pensei que fosse possível", prossegue o sacerdote. "Você fala demais, reclama demais e é esperta demais", enumera Pentephres para elogiar Asenate. "E de todos os meus filhos... você é a que mais se parece comigo. A que mais tem o meu jeito", afirma.
A fala emociona a futura mulher de José (Juliano Laham) e faz o patriarca reprovar. "Se começar o chororô de novo, eu vou embora", diz ganhando riso e abraço da filha. "Eu vou sentir tanto a sua falta, pai. Quem vai implicar comigo agora?", questiona em tom bem-humorado.
"Eu sei que às vezes eu sou muito duro com você. Eu sei que eu nem sempre acerto, mas tudo o que eu faço é por amor. Nunca duvide disso, porque é a verdade", responde o aliado de Sheshi (Fernando Pavão), o faraó que terá perda irreparável na família. "Eu te amo muito, pai. Mesmo o senhor sendo chato", afirma Asenate. "Essa é a minha menina. Papai te ama, Asenate", finaliza ao dar beijo e abraço na garota.
Enquanto isso no acampamento, Jacó (Petronio Gontijo) tenta de tudo para evitar que Judá (Thiago Rodrigues) vá embora, mas acaba convencido por Zilpa (Karina Barum) a deixar o filho seguir seu caminho. O pastor resolve ir embora por não conseguir mais mentir para o pai em relação a José. Na hora do adeus, Jacó não controla a emoção ao ver o filho deixar o acampamento na trama bíblica.