Na novela "Gênesis", Asenate (Letícia Almeida) vai ser castigada pelo pai, Pentephres (Nando Cunha), por quase ter se deitado com Teruel (Amaurih de Oliveira), antecipa o Purepeople. "Acorda. Levanta. Vou te levar num lugar", crava o aliado do faraó Sheshi (Fernando Pavão) ao entrar nos aposentos da jovem. "Mas agora? É muito cedo", reprova a jovem, pedida em casamento pelo soldado.
"Agora. E pode se preparar pra andar, porque o caminho é longo", acrescenta o pai descartando fazer uso de cavalos e da companhia da mãe da jovem, Selemina (Kacau Gomes). Após uma caminhada, eles chegam à vila dos pobres do Egito ao lado de dois soldados. "Asenate bastante assustada, olha as pessoas andando pela rua. Elas têm a aparência bem pobre (mas não miserável), sofrida, contrastando bastante com a aparência do sacerdote e da filha", pede o roteiro.
Logo na chegada, dois homens mal-encarados notam com atenção para Asenate, que se apavora. "O que a gente tá fazendo aqui?", quer saber a garota que descartou o sacerdócio. "Viemos pra você ir se acostumando com o lugar em que vai morar a partir de agora", provoca Pentephres apavorando ainda mais a filha, futura mulher de José (Juliano Laham), por quem irá se apaixonar a primeira vista.
Ainda sarcástico, Pentephres explica sua decisão. "Você não disse que quer ser livre? Não quer ser esposa de um servo em vez de um nobre? Pois bem... eu seria irresponsável se deixasse você fazer isso sem te preparar antes. Como você só está acostumada à vida boa, precisa começar a se adequar à realidade que escolheu", afirma.
Asenate até tenta argumentar, mas o pai é firme. "Temos que ir senão você não vai receber o treinamento necessário", fala o marido de Selemina abrindo caminho e deixando a garota com mais medo ainda até chegarem na casa de Herit (Yana Sardenberg), que recebe as visitas com sorriso no rosto. E logo Pentephres revela o motivo da visita.
"Ela foi contratada para te ajudar. Vai te ensinar os afazeres do dia a dia de uma pessoa comum do povo. Coisas de casa, como preparar uma boa refeição, limpar, manter o bom andamento de uma casa", enumera. "Por que o senhor tá fazendo isso comigo, pai? Meu plano não deu certo, por que continua me punindo?", questiona a jovem. "Você não quer ir pro harém, então trate de se acostumar com a opção que você mesma quis", repreende ele.
De novo, sem sucesso, Asenate tenta argumentar, em vão. "O soldado vai ficar aqui na porta, de guarda, e no final da tarde vai te levar de volta", afirma antes de deixar a filha e Herit sozinhas. A sós com a desconhecida, Asenate não aguenta e cai no choro, surpreendendo a outra.
Enquanto isso, no palácio e um pouco depois, Amarilis (Marianna Alexandre) é envenenada, fica em coma e acaba morrendo para desespero do irmão, Sheshi.