Um outro mistério da novela "Além da Ilusão" vai ser revelado. Em um novo surto, Matias (Antonio Calloni ) entregará ser o pai da filha perdida de Heloísa (Paloma Duarte) - aqui você descobre quem é a garota, prima de Isadora (Larissa Manoela). Durante um baile de máscaras, os cunhados trocam ofensas e tapas na cara. "Canalha!", dispara Heloísa; "vagabunda!", revida Matias, responsável por afastar a criança da mãe após o parto.
Quem antecipa é a colunista Carla Bittencourt, do portal "Notícias da TV". No baile, Matias entra sem ter sido convidado e tem outro surto - algo recorrente desde que matou, acidentalmente, a filha Elisa (Larissa Manoela). O ex-juiz acaba sendo retirado pela cunhada e ex-amante, que o provoca no caminho para casa.
"Eu sei porque você me odeia", fala o marido de Violeta (Malu Galli). "É claro que sabe. Essa sua falta de memória é bastante seletiva. Esquece o que convém esquecer. Mas o passado te assombra, não é à toa que vê monstros pelos cantos", rebate a costureira.
A tia de Isadora é quem dá início à troca de ofensas com o cunhado. "Você é muito canalha", dispara a filha de Afonso (Lima Duarte). "E você é uma vagabunda!", retruca o assassino de Elisa tirando a ex-amante do sério. Heloísa dá uma baita bofetada no criminoso, que revida, chocando a costureira.
"Você me bateu! Ah, Matias, que grande covarde você é! Homem sem alma. Coração de pedra", reclama a sofredora. Aos gritos, o ex-juiz conta que a cunhada merecia muito mais do que ficar sem a filha.
"Fala como se fosse um poço de virtudes. Você é uma vergonha pra essa família, Heloísa. Se o coronel Afonso tivesse me ouvido, não teria te tirado só a criança. Tinha dado castigo pior", sacra o pai de Isadora - a modista cada vez mais apaixonada por Davi (Rafael Vitti).
Como Heloísa afirma que Matias não pode falar da filha dela, o ex-juiz entrega a verdade: "Tenho todo o direito. Era minha filha também!". E tira totalmente a costureira do sério. "Cala essa boca imunda! Quer que alguém escute?", pergunta.
Matias passa a recordar o que houve e Heloísa se defende. "Eu era uma mocinha inocente! A irmã da sua mulher! E mesmo assim, você veio atrás de mim! Me cercou, me seduziu, brincou comigo! Você me enganou, disse que me amava, que queria fugir comigo!", diz chorando.
"Assanhada! Ficava vermelha só de me ver! Se arrepiava toda só com um toque", alfineta ele, fazendo Heloísa, de novo, se defender. "Eu tinha passado meus 17 anos nessa fazenda e não conhecia nada da vida, nem do amor", fala a tia de Elisa e Isadora.
E Matias não pensa duas vezes antes de humilhar a ex-amante. "Mas tava doida pra conhecer! Tanto que deixou a porta do quarto aberta pra mim. Porque tava no ponto, pronta pra ser colhida, feito fruta madura", cutuca.