NOVELA "ALÉM DA ILUSÃO" - resumo dos capítulos da semana de 14 a 19 de fevereiro de 2022
Globo, 18h15
O assassinato de Elisa (Larissa Manoela) abala a todos. Para Augusta (Olívia Araujo), Isadora (Sofia Budke) diz duvidar que a irmã tenha sido morta por Davi (Rafael Vitti). Augusta recorda quando viu Matias (Antonio Calloni) pegar o revólver. Matias afirma a Isadora que ela é culpada pela morte da irmã, assim como Davi.
Matias fica revoltado quando descobre que Davi foi posto em liberdade depois que não se acham digitais dele na arma. Matias faz ameaças ao profissional, que desaparece com a arma. Davi conta a Augusta ser inocente na morte de Elisa. A governanta crê em suas palavras.
Davi dá adeus a Elisa. Matias diz ao delegado para ele botar fogo nas cópias dos laudos que não incriminam Davi. Na estação, Davi é preso acusado de ter matado Elisa.
Matias faz nova acusação contra a filha. Augusta fala a Violeta (Malu Galli) que crê na inocência de Davi e conta que viu quando Matias levou dinheiro e pistola para achar o mágico.
Violeta questiona o marido se ele matou a filha. Matias vê a filha no salão ao fazer fisioterapia. Matias fica sem conseguir dormir e escuta a filha lhe chamando.
Matias manda que Augusta se cale sobre o dia da morte de Elisa.
Matias ouve a voz da filha ao nadar na piscina e quando deixa o local passa a ver a imagem da garota. Ele se atira na piscina atrás da adolescente e por pouco não se afoga. O tempo passa: dias mais tarde. Isadora não se sente bem. Violeta resolve não acompanhar o tribunal de Davi e fica com Isadora.
Tem início o julgamento do mágico pela morte de Elisa. Matias depõe. Matias escuta a filha mais velha questionando o motivo dele mentir. Úrsula (Bárbara Paz ) avisa Heloísa (Paloma Duarte) a respeito as dívidas elevadas no banco e que o jeito é entregar o engenho a Eugênio (Marcello Novaes).
O juiz se apronta para falar o resultado do tribunal.
O juiz lê o resultado e Davi é considerado responsável pelo assassinato de Elisa. Condena-se Davi a 20 anos de prisão em regime fechado. Ao se recordar da morte da filha, Matias se perde entre os foliões que comemoram o carnaval.
Matias é levado para um hospício e Violeta fica sem chão. Heloísa surge no hotel onde estão Eugênio, Úrsula e Joaquim (Thiago Voltolini) e questiona se ele ainda tem interesse em adquirir a propriedade de Afonso (Lima Duarte).
Violeta e Eugênio se enfrentam para quem ficará à frente da sociedade na tecelagem. Os dois dizem aos empregados que podem lhes dar uma vila com casas com estrutura e salário maior. Davi deixa a prisão de Poços rumo à cadeia em SP.
Úrsula diz nas entrelinhas que o filho deve chegar perto de Isadora, por ser ela a única herdeira das terras de Afonso. Matias "conversa" com Elisa como se ela não tivesse morrido. Isadora salta em rio procurando um cão. Joaquim percebe e procura por ela.
CAPÍTULO 12 - sábado, 19/2
Isadora recebe ajuda de Joaquim para deixar o lago. Úrsula fala várias vezes para Joaquim encontrar o cão e se tornar amigo de Isadora. Gaspar dá um baralho a Davi depois de sair derrotado em aposta. Davi mostra suas habilidades a Ícaro. Matias fica nervoso com o cão da filha.
Leônidas (Eriberto Leão) se identifica a Benê (Cláudio Jaborandy) e encontra Matias correndo montado em cavalo e Heloísa recorrendo por socorro. Leônidas auxilia Matias. Leônidas fica fascinado por Heloísa. Eugênio e Violeta escolhem Leônidas como novo funcionário da fábrica.
Violeta e Eugênio conversam com os novos funcionários da futura tecelagem. Após 10 anos. Violeta, Úrsula, Joaquim (Danilo Mesquita) e Eugênio esperam o de Isadora (Larissa Manoela). Isadora aparece muito igual a Elisa.