Matias (Antonio Calloni) irá parar em um hospício na novela "Além da Ilusão" depois que tiver seguidas alucinações por causa do assassinato da filha Elisa (Larissa Manoela). O juiz passa a ver a garota em vários locais, como no julgamento que condena Davi (Rafael Vitti), e quase se afoga em piscina ao se deparar com o espírito dela pedindo justiça. De acordo com roteiros obtidos pelo Purepeople, uma das aparições de Elisa acontece no tribunal.
"Matias tapa os ouvidos com as mãos, mas não adianta. Matias vê Elisa no fundo da sala, olhando para ele, chorando", pede o script. "Me deixa em paz. Me deixa em paz!", fala, atordoado, o criminoso que culpa a filha, Isadora (Sofia Budke), de participação na morte - afinal, foi a garotinha quem libertou a irmã de castigo imposto por ele, fazendo Elisa chegar até o mágico no quarto da pensão.
As cenas começam a ir ao ar no capítulo desta segunda-feira (14), porém podem sofrer alterações uma vez que a Globo vem editado a trama das seis e algumas cenas previstas nos roteiros foram cortadas ou modificadas na hora da gravação.
Ao sair do tribunal, Matias entra no meio de um grupo de foliões, que estará comemorando o carnaval. Nisso, ele vê a filha vestida de Carmem Miranda e vai atrás dela, porém percebe que foi enganado pela imaginação. Depois, o assassino se depara com Elisa usando o vestido com o qual foi morta.
Atordoado, se recorda ainda das palavras que Davi lhe disse após a condenação. Ainda no meio dos foliões, Matias se assusta com um grupo de bate-bolas e acaba salvo pela mulher. Já no seu quarto, o patriarca segue nos delírios. "Quem é você? Não olha pra mim! E você? Tá fazendo quê aí? Hein? Não olha! Não olha!", exige ele, que terá avançado em Augusta (Olívia Araújo) por conta da morte da filha.
O marido de Violeta (Malu Galli) recebe uma injeção para se acalmar, porém antes prossegue nos devaneios. "Me larguem! Me larguem que eu sou uma autoridade! Quem são vocês? Hein? Não me olha!", fala. No dia seguinte, Matias pergunta pelas filhas, volta a ver o espírito de Elisa, e empurra a mulher.
Depois, já surge sendo levado para o hospício. "Sacripantas! Marmiteiros! Tirem essa bodega de mim! Quem é você? Não olha pra mim!", fala o juiz. "Ele lhe agrediu, é um risco para os outros e para si mesmo. Vamos reavaliar em alguns dias. Mas fique tranquila que seu marido está em boas mãos", aponta o médico. Embora fique um período internado, Matias seguirá com suas visões ao chegar em Campos com a família.