A morte de Zé Celso Martínez Corrêa, aos 86 anos, após dois na UTI, deixou artistas de luto e guarda semelhança com outra tragédia no mundo artístico ocorrida há mais de 27 anos. Em 8 de janeiro de 1996, o ator Luiz Carlos Arutin morreu aos 62 anos após um incêndio em seu apartamento.
Na época, Luiz Carlos gravava a novela "A Idade da Loba", da Band, na qual interpretava o André. O personagem morava na pensão de Piconêz (Antônio Abujamra, ator morto em 2015 aos 82 anos enquanto dormia). Dez dias depois da morte de Luiz Carlos, a equipe da TV Plus, produtora da trama, fez uma homenagem ao artista reunindo em clipe cenas dele no folhetim.
A sequência foi ao ar no último capítulo da novela. "A Idade da Loba" marcava a volta à teledramaturgia da Band após 10 anos e reuniu nomes como Betty Faria, Ângela Vieira e Juca de Oliveira em 143 capítulos. Alcione Araújo e Regina Braga foram as autoras.
O incêndio no apartamento do artista na Freguesia, Jacarepaguá, Zona Norte do Rio, começou na madrugada do dia 8 no apartamento onde Luiz Carlos morava com a mulher e o filho caçula. Foi no quarto do rapaz que o fogo teria começado por conta de uma vela acesa.
"As chamas se espalharam rapidamente por causa da parede revestida de isopor e carpete, usados como isolamento acústico pelo filho do ator, que toca bateria", relatou "O Globo". O veterano foi achado inconsciente em sua cama, levado para um hospital, mas morreria intoxicado.
Luiz Carlos teria tentado salvar uns objetos, os atirando pela janela, contaram vizinhos. Na época, o ator ensaiava uma peça de teatro baseada em obra de Érico Veríssimo.
Filho de uma italiana com sírio, Luiz Carlos nasceu em 19 de janeiro de 1933 em Barretos, interior de São Paulo. O começo foi no teatro em 1965. Subiu aos palcos com uma sequência de peças como "O Vison Voador" e "O Dia em que Raptaram o Papa".
Com "Os Inocentes" (1978) faturou os prêmios Molière e da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte" como Melhor Ator. Na mesma categoria venceu o APCA destinado à TV em 1983 com "Campeão", na Band. No ano de sua morte, foi indicado ao Guarani do Cinema Brasileiro como Ator Coadjuvante com "O Menino Maluquinho, o Filme".
Em 1993, Luiz Carlos viveu o Rachid de "Renascer", novela que terá remake em 2024, um dos tipos mais marcantes da carreira. O artista fez também novelas na TV Tupi e na Manchete. Entre seus trabalhos na telinha, "Os Imigrantes", "Carmem", "Tieta", "Vida Nova", "Top Model" e as versões originais de "Meu Pedacinho de Chão" e "Sinhá Moça".