Anitta já deu início aos shows de ensaio para o Carnaval e tem chamado atenção pelos looks. Na folia deste ano, a cantora vai homenagear mulheres que fizeram história, assim como Claudia Leitte fez em 2020. Depois de se vestir de Tieta para apresentação em Salvador, a popstar homenageou a bailarina Marietta Baderna no Rio de Janeiro.
No entanto, Anitta foi alvo de muitas críticas no Twitter e chegou a apagar a publicação onde exibiu seu look com os dizeres "O nome dela é Marietta Baderna e tá pronta pra quebrar tudo no Rio de Janeiro".
O motivo? Anitta fez esta publicação no mesmo momento em que terroristas apoiadores do ex-presidente e candidato derrotado Jair Bolsonaro invadiam e depedravam o Congresso, o Planalto e o STF. A coincidência chamou atenção de internautas.
"Timing errado, hein, mona", indicou um 'tuiteiro'. "A Anitta me dá motivos sempre pra rir. Justo no dia de hoje, ela coloca a legenda com as palavras 'baderna' e 'quebrar tudo'", destacou um internauta. "Mulher, te preserva e arruma isso. Timing totalmente errado", disse um fã. "Ela não tinha como adivinhar quando escolheu a roupa, mas foi perfeita", defendeu um seguidor.
Marietta Baderna foi uma bailarina italiana que se consagrou na adolescência como uma das melhores de sua geração na Europa. Na década de 1840, ela e o pai passaram a atuar fortemente em movimentos a favor da democracia. Apesar de ter tido forte impacto, este grupo foi derrotado.
Temendo as vinganças do grupo vencedor, Marietta e o pai buscaram exílio no Brasil. Ela deu sequência à carreira no Brasil e, em 1849, estreou com sua companhia em um teatro do Rio de Janeiro.
Marietta se tornou alvo de represália da sociedade conservadora brasileira porque se apaixonou por lundu e umbigada, danças afro-brasileiras criadas pelos escravizados. Ela incorporou estes ritmos às suas apresentações e, com isso, seus shows passaram a ser alvo de boicote. Suas performances eram canceladas sem aviso prévio ou alocadas para o último horário do espetáculo.
A situação fez Marietta entrar para o dicionário de língua portuguesa. Seus fãs passaram a fazer muita bagunça nos teatros como reação ao boicote. Por isso, "baderna" virou sinônimo de confusão.