Lilia Cabral está agradando na pele da vilã Maria Marta, na novela "Império", e a dedicação tem sido árdua para este sucesso. Como de costume, a atriz está empenhada e totalmente mergulhada neste trabalho, assinado pelo autor Aguinaldo Silva, e tem contado com o apoio da família. Em entrevista ao Purepeople, a veterana admite que a rotina está intensa, basta lembrar as sequências explosivas que a artista interpreta. Lilia comemora.
"Não estou tendo tempo de folga! Nada! Eu trabalho de segunda à sexta e sábado e domingo eu estudo. O volume de texto é muito grande", afirma a estrela que completou 57 anos em julho, pouco antes de estrear no folhetim. "Mas não tem como ter tempo livre. A minha família fica em casa e eu não consigo nem ir para Araras (região Serrana do estado do Rio)", diverte-se ela.
"Não tem importância! Eu estou feliz. Acho que quando a gente entra em uma jornada como essa, é dessa forma mesmo. Ninguém está iludido achando que você vai fazer uma novela e vai ter o tempo que quiser. A televisão mudou muito e o tempo no ar também. O horário da novela é mais de uma hora, uma hora e dez... Às vezes é uma hora e vinte! E isso requer os atores trabalhando", explica a mãe de Giulia, de 17 anos com ótimo humor.
'Não é fácil mostrar vilania assim'
"Império" é a quinta parceria de Lilia com Aguinaldo. A última novela em que estiveram juntos foi em 2011, em "Fina Estampa", na qual a atriz interpretou a personagem boa praça Griselda - que recebeu o apelido de Pereirão por ser uma mecânica e usar o uniforme da profissão. Totalmente ao contrário, Maria Marta é uma mulher vingativa, ambiciosa e tem uma relação com o poder muito intensa, além de usar vários looks chiquérrimos. O que o público acha disso? A própria intérprete explica.
"Ela fala o que ela pensa. O poder está na cabeça e acabou! Ela não papas na língua e vive em função disso. Eu acho que é muito mais o texto que faz a Maria Marta e que faz as pessoas amarem os grandes vilões. Não é fácil mostrar uma vilania assim, hein... (risos)", explica a artista que perdeu 9 quilos fazendo uma dieta sem glúten. Outros trabalhos da dobradinha foram "Vale Tudo", exibida em 1988; "Pedra Sobre Pedra", sucesso em 1992 e que será reprisada pelo Canal Viva; e "Meu Bem Querer", de 1998.
Vale lembrar que antes mesmo da atual história das nove ir ao ar, a atriz parece ter profetizado que o público ia amar Maria Marta.
Fim de ano de muito trabalho e em família
E engana-se quem pensa que Lilia Cabral vai passar as festas de fim de ano em algum destino paradisíaco. A diva da teledramaturgia estará concentrada nos textos e nas cenas para os próximos capítulos do duelo entre a Imperatriz e o teimoso comendador José Alfredo (Alexandre Nero).
"O Natal deve ser uma ceia com um belo peru na mesa. E no Réveillon não vai dar para viajar", garante ela aos risos, mostrando sua disciplina e dedicação ao ofício. O público agradece.
(Por José Corso)