Elisabeth II passou o Natal sem Kate Middleton e William. A futura mamãe de primeira viagem e seu marido decidiram romper com a tradição da corte inglesa e comemorar a festa de fim de ano com os pais da duquesa na região de Berkshire. Os outros integrantes da família real estavam a mais de 200 km de lá, reunidos com a rainha na residência de Sandringham.
É possível que Kate Middleton, internada no início do mês, com mal-estar devido à hiperêmese gravídica e ainda abalada com o suicídio da enfermeira, vítima de trote, tenha escolhido o aconchego familiar para evitar as badalações e preservar a gestação. Assim como os outros membros da realeza, o duque e a duquesa de Cambridge também participaram de uma missa de Natal, onde estiveram com a irmã de Kate, Pippa.
Elizabeth II fez de tudo para que o casal passasse as festas com ela. Sem hesitar, fugiu dos costumes e convidou os pais de Kate, considerados plebeus, para a ceia de Natal da família real. Mas os Middleton, surpreendentemente, não aceitaram o convite!
Outro ausente este ano à mesa da rainha foi o príncipe Harry, pois o capitão do Exército Britânico estava em missão militar no Afeganistão. Mas a soberana não precisa se sentir tão abandonada, o príncipe William deve ir a Sandringham para as férias, naturalmente, acompanhado por Kate, se sua saúde lhe permitir, obviamente.