Em junho é comemorado o mês do orgulho LGBTQ+, com festas e paradas pelo mundo. Abraçar a diversidade, no entanto, é uma atitude para se ter o ano todo. Para a moda, o tema também pode ser divertido. As cores do arco-íris, como vestiu Anitta na parada LGBTQ+, que simbolizam a comunidade, estão em alta e não só podem, como devem, ser usadas por todo mundo.
Não é recente o entusiasmo do universo fashion pelo tema e já há décadas a moda bate na tecla da tolerância e da diversidade. O assunto, no entanto, está mais em alta do que nunca, e parece que, finalmente, não veio só como tendência de moda. Nas passarelas, marcas como as britânicas Burberry e Ashish e a investiram em coleções pinceladas com as cores do arco-íris, em looks ao mesmo tempo literais e usáveis. Em seu pré-inverno 2017, a Gucci, marca do acessório com que Kylie Jenner carrega a filha, que tem sido reconhecida por desafiar paradigmas de gênero desde que o diretor criativo Alessandro Michele assumiu a marca, pincelou uma coleção cheia de referências vintage e atuais com as cores do arco-íris.
Mais recentemente, em junho, a estreia do designer Virgil Abloh no masculino da Louis Vuitton trouxe a pauta para a semana de moda de Paris. Com uma passarela – e looks – multicoloridos para os homens, Abloh, segundo a crítica, chegou revolucionando as estruturas da marca (e da moda masculina), colocando a inclusão e a diversidade -- em todos os sentidos da palavra – como fio condutor de suas criações. Esse é espírito do tempo! Por vezes considerada elitista, a moda hoje tem a rua e o gosto popular como principais "pautadores" das tendências, que vêm de todas as etnias, tipos de corpos, classes sociais e gêneros. É um caminho sem volta
A marca popular C&A também vem percebendo isso. Com uma coleção inteira nas cores do arco-íris, a etiqueta tem promovido peças icônicas, como o Body colorido, lançado por ícones pop que têm a cara da inclusão, como Pabllo Vittar e Anitta . Além dessas, várias outras marcas apostaram no arco-íris para colorir suas peças que, além de lindas, transmitem uma mensagem positiva. Quem não quiser investir em um item assim também pode apostar em looks que combinam peças coloridas entre si. Incorporar cores no guarda-roupa faz os looks ficarem mais divertidos e cheios de vida.
(Por Deborah Couto)